O presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), deputado estadual Venâncio Fonseca (PP/SE), participou em Manaus (AM), de um debate sobre o meio ambiente durante a reunião com União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM), atendendo a uma proposta do deputado estadual do Amazonas, Francisco Souza (PSC/AM), presidente da Comissão de Turismo e Empreendedorismo (Ctur).
O deputado Francisco Souza, que foi reeleito 1° secretário da UPM Internacional e secretário-geral do bloco brasileiro, destacou o evento como uma boa iniciativa para se discutir os danos que a biopirataria traz para o meio ambiente, assunto que está ligado diretamente ao cotidiano da sociedade, além de que será importante para se discutir o desenvolvimento da população e sustentabilidade nos dias atuais.
Venâncio Fonseca vê com preocupação o assunto, mas destaca a importância da biodiversidade. “Ela (biodiversidade) interessa a toda a sociedade e é um novo ciclo de avanço tecnológico. É um tema que merece uma ampla discussão porque os estudiosos já alertam que abarca a perpetuação da nossa espécie, a soberania nacional, os limites do direito de propriedade, a ética, a economia globalizada, dentre outros”.
O presidente da Unale ainda encerrou dizendo que “regulamentar o acesso aos recursos biológicos e genéticos, no âmbito nacional e estadual, é o caminho mais seguro para se evitar a biopirataria e garantir retornos econômicos e sociais adequados, derivados do uso industrial da biodiversidade”.
Da assessoria