O deputado estadual sergipano Venâncio Fonseca (PP) foi eleito, por aclamação, e empossado, no final da manhã dessa sexta-feira 24, como presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Ele substitui Artagão Júnior (PMDB/PR), que agora é tesoureiro da Entidade. Fonseca chega com o discurso de continuidade e garante total transparência em sua gestão. Venâncio tem como grande desafio para sua gestão um novo Pacto Federativo, que entre outros itens discute a redução dos juros das dívidas dos Estados com a União. O deputado Sérgio Leite (PT/PE) é o 1º vice-presidente. José Luís Tchê (PDT/AC) será o secretário geral na gestão.
Venâncio saudou o ex-presidente Artagão Júnior e garantiu que vai dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado. “A nossa gestão será guiada pelo espírito de continuidade de um trabalho bem feito e que vem rendendo resultados ao País”. Ele relembrou que, quando presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, há aproximados 17 anos, estava cotado para assumir o comando da Unale, mas viu seu projeto ser adiado por não ter sido reeleito. “Como o tempo dá voltas. Hoje, aqui no Recife, no mesmo lugar onde houve um encontro naquela época, eu chego à presidência da Unale. É uma realização para mim e para o meu Estado”.
Venâncio Fonseca enfatizou que sua atuação parlamentar sempre foi destacada pela transparência e que não será diferente na presidência da Unale. “Nossa gestão será transparente igual a um aquário. Essa eleição é dividida por região e eu teria direito a um mandato de um ano. Mas a Unale é uma entidade que defende os interesses dos Legisladores e Legislativos Estaduais. Eu vi nascer, vi crescer e participei de todos os momentos de minha vida política na Unale”. O discurso do novo presidente se pautou na demanda gerada pelo deputado Alexandre Postal (PMDB-RS), que presidiu a Instituição duas vezes. Postal disse que é inadmissível a falta de transparência na gestão dos recursos públicos e privados que sustentam a Unale.
Venâncio destacou o papel do governador Eduardo Campos (PSB) para que o evento ocorresse em Recife e disse que ser eleito por aclamação era um orgulho para ele. “Eu não sou egoísta e não deixo de dar oportunidade para outros que também lutam pela entidade. Como nordestino poderia passar um mandato de um ano, mas seria injusto se não partilhasse o mandato com Sérgio Leite”.
Por fim, o presidente disse que a Unale faz um trabalho profissional e “são esses profissionais que administram a instituição. O presidente é uma figura de representação da classe. Com relação a transparência os parlamentares de todo Brasil podem ficar tranquilos e porque a gestão será cristalina e vamos fazer um grande trabalho na presidência da instituição”.
Histórico
Venâncio Fonseca Filho é natural de Boquim (SE), de 16 de Julho de 1956, casado, e é Procurador do Estado licenciado para exercer o cargo de deputado estadual. Já ocupou os cargos de secretário de Estado da Indústria, Comércio e Turismo e secretário de Estado de Justiça. Na Assembleia Legislativa de Sergipe está no seu quinto mandato, onde lidera a bancada de oposição e preside as Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e das Telecomunicações.