Na manhã de hoje (11), técnica do Ministério da Saúde (MS) esteve reunida com a secretária da Saúde, Goretti Reis, e representantes das secretarias municipais da Educação, da Defesa Social, do Transporte e da Secretaria do Estado da Saúde. O objetivo do encontro foi apresentar aos gestores o Projeto Vida no Trânsito, uma iniciativa do MS que visa estimular e subsidiar os municípios brasileiros para a realização de ações que visam a redução de acidentes e mortes no trânsito.
A técnica do MS, Sheila M. de Lima, iniciou o debate explicando que o projeto já foi implantado em cinco cidades brasileiras (Palmas, Teresina, Curitiba, Campo Grande e Belo Horizonte). “Os resultados foram positivos e mostraram redução do número de mortes e acidentes. Um dos objetivos do projeto é subsidiar os gestores locais para reforçar a segurança viária e combater fatores de risco para os acidentes no trânsito como a associação entre álcool e direção e a velocidade excessiva ou inadequada”, explicou.
A secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis, destacou que o projeto “é uma excelente oportunidade e pode vir a fortalecer todas as ações que a Saúde já promove através do Núcleo de Prevenção e Acidente (Nupeva)”.
Durante a reunião, a técnica do MS destacou que nas cidades onde foi implantado o Projeto Vida no Transito foi possível qualificar o monitoramento dos índices de acidentes de trânsito e investigar as causas, trabalhando com informações integradas entre os órgãos de trânsito, da saúde e da segurança pública.
Ao fim do encontro os técnicos destacaram que caso Aracaju sinalize a adesão ao projeto o primeiro passo será a constituição de um comitê interinstitucional composto pelos órgãos de saúde, transito, segurança pública e educação.