A população tem até próxima sexta-feira, dia 10, para tomar a vacina contra gripe. A campanha de vacinação, que teve início no dia 22 de abril, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar 90.400 pessoas.
Com a proximidade do encerramento da campanha, os cidadãos buscam unidades de saúde para se imunizar contra o vírus. Péricles Guimarães, que faz parte do público alvo da campanha por ser diabético, procurou a Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Jabotiana para receber a dose da vacina. “Faço isso todos os anos e vale mesmo à pena tomar a vacina porque o corpo fica muito mais resistente ao vírus”, afirma.
A aposentada Maria Isabel também confirma os benefícios da imunização. Ela buscou hoje, dia 7, a Unidade de Saúde da Família do bairro onde mora e rapidamente foi atendida, tendo o cartão de vacinação atualizado. “Depois que passei a tomar a vacina não tive mais aquela gripe forte que me deixava de cama e com o corpo cansado”, diz.
A vacina deve ser tomada por pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e dois anos de idade, gestantes, puérperas com até 45 dias após parto, trabalhadores da saúde, indígenas e a população carcerária. Pessoas com doenças crônicas, como as portadoras de doenças respiratórias, diabéticos, cardíacas, renais, com imunossupressão, transplantadas, como doenças neurológicas e obesas devem ser vacinadas de acordo com orientação médica.
A vacinação segue disponível para em todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USF) e na Sala de Vacina do Ipes, em horário de funcionamento regular dessas unidades das 7h às 17h.
Enviada por Secom da Prefeitura de Aracaju