Líder do bloco PMDB-PT-PSD-PSB-PC do B-PDT-PRB e DEM, o deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) destacou, nesta quinta-feira, dia 5, a importância das Comissões temáticas nas atividades da Assembleia Legislativa. “As comissões funcionam como uma espécie de filtro, onde são analisadas proposituras de todos os Poderes, avaliando-se desde a sua constitucionalidade até a sua viabilidade”, destacou o parlamentar que compõe oito das 15 Comissões instaladas.
O parlamentar que está em seu segundo mandato, é o presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Tributação. “Essa é a segunda Comissão mais importante da Casa. A Comissão de Constituição e Justiça, da qual sou vice-presidente, é considerada a principal delas, pois é onde se discute a constitucionalidade – ou não – das matérias que chegam ao Parlamento para análise e possível aprovação“ , explicou Zezinho, indicado para assumir a vice-presidência, também, das Comissões de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social; Obras Públicas, Desenvolvimento Urbano, Transportes e Turismo; além de Agricultura e Meio Ambiente.
“Quando as matérias são encaminhadas ao plenário para análise de todos os 24 deputados, elas já vão devidamente discutidas e, na maioria das vezes, consensuada uma vez que nas Comissões elas podem ser tecnicamente esmiuçadas”, destacou Zezinho, ressaltando que quando um integrante de Comissão necessita, pede vista dos projetos para se aprofundar e, só depois dessas discussões balizadas, é que vai ao Pleno para apreciação dos demais parlamentares.
O peemedebista foi indicado para compor, ainda, as Comissões de Cidadania e Direitos Humanos; Segurança Pública; Educação e Cultura.
Enviado pela assessoria