Dizendo-se neófito em segurança pública, o deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) parabenizou o secretário estadual de Segurança Pública, Mendonça Prado pelo trabalho que vem desenvolvendo à frente da pasta. Após ouvi-lo, na tribuna da Assembleia Legislativa, ele aproveitou para dar algumas sugestões que podem contribuir com o trabalho que vem sendo planejado pela pasta.
Entre as sugestões dadas por Zezinho, está a colocação a de câmera de monitoramento nas principais ruas e avenidas de alguns municípios, visando inibir a ação dos marginais. “Como sabemos das dificuldades estruturais e de pessoal da Polícia, talvez, o monitoramento por câmera pudesse auxiliar a polícia a desvendar alguns crimes”, ponderou.
Outra proposta apresentada por Zezinho diz respeito à necessidade, por exemplo, das agências bancárias colocarem segurança interna, especialmente, nas madrugadas quando acontecem o maior índice de arrombamentos e explosões de cashs eletrônicos. “Eu nunca soube, nesses casos, se há segurança interna nas agências”, afirmou o deputado.
O parlamentar, ainda, sugeriu que Mendonça mantivesse o diálogo sempre aberto com a sociedade para que todos soubessem, de forma oficial, o que está acontecendo. “Infelizmente, quando se fala em mortes, nunca diz quais foram as circunstâncias. Às vezes é morte natural, é por afogamento, etc., mas nunca dizem isso. Apenas limitam-se a falar em quantidade de mortos”, comentou Zezinho.
A comunicação, no entender do deputado, é fundamental na luta para vencer a insegurança que assola o Estado. “É preciso conversar com a população. Dizer o que está acontecendo para evitar as especulações”, destacou Guimarães, ao questionar o secretário sobre o entrosamento entre polícia e guarda municipal, visando uma ação conjunta em favor da população.
Enviado pela assessoria