Deputada participa da 68ª Sessão da Comissão da Situação da Mulher (CSW)
Em Nova York, a deputada federal Yandra Moura, vice-líder do União Brasil na Câmara dos Deputados e coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política, está participando ativamente da 68ª Sessão da Comissão da Situação da Mulher (CSW). Durante o terceiro dia de debates, pautas essenciais para o fortalecimento das mulheres estiveram em destaque, como o orçamento sensível ao gênero e a busca por uma democracia paritária e justiça social.
Yandra Moura, reconhecida por sua presença marcante nas discussões sobre a promoção da mulher no parlamento brasileiro, trouxe para o cenário internacional as experiências bem-sucedidas do Observatório Nacional da Mulher na Política. “Estar aqui com mulheres de todos os países do mundo é enriquecedor e de grande relevância. Muitos dos problemas enfrentados são os mesmos e as dificuldades também. Então vamos falar das nossas experiências, do que já avançamos e como podemos chegar onde queremos”.
Um dos workshops organizados pela Assembleia Parlamentar da Francofonia (APF) abordou a importância de sensibilizar parlamentares para políticas voltadas para a igualdade de gênero. A APF está desenvolvendo um conjunto de legislações relativas ao orçamento que são sensíveis ao gênero. Yandra Moura ressalta que “aglutinamos um vasto conhecimento com as experiências legislativas de diferentes países e levaremos ao nosso mandato. Essa troca de informações está sendo enriquecedora”.
A participação ativa da deputada Yandra Moura nesses debates internacionais reforça o compromisso do Brasil com a promoção da igualdade de gênero e a busca por políticas que garantam justiça social e democracia paritária.
68ª CSW
A Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW) foi criada em 1946 e é a principal instância da Organização das Nações Unidas (ONU) dedicada exclusivamente a promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em todo o mundo. Este evento anual, realizado sempre no mês de março, que celebra o Dia Internacional das Mulheres, é o segundo mais significativo em Nova York após a sessão inaugural da Assembleia Geral da ONU. A CSW congrega mais de 10 mil representantes de Estados-membros, entidades da ONU e ONGs credenciadas, focando na deliberação de temas críticos para os direitos das mulheres e igualdade de gênero.
Enviado pela assessoria