O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Vinicius Porto (DEM), usou a Tribuna da Casa nesta quinta-feira, dia 9, para lamentar o estado em que o rio São Francisco se encontra. O parlamentar usou como exemplo, matéria veiculada no último domingo, dia 5, no programa Fantástico, da Rede Globo, na qual a repórter da TV Sergipe caminhou até o meio do rio e a água chegou ao joelho.
Vinicius lamentou a situação do rio e lembrou que o atual prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), já previa essa situação há algum tempo. “Me recordo quando era presidente do PFL Jovem e que fazíamos varias atividades e eventos em Aracaju, na qual discutíamos a morte do rio São Francisco. O engenheiro João Alves visitou diversas escolas, foi convidado para palestrar em quase todas as universidades mostrando para os jovens esse problema que ocorre hoje”, disse.
O presidente do Legislativo Municipal destacou, ainda, que apesar do tempo em que essa discussão começou nada foi feito para impedir a morte do rio. “Essa discussão foi feita no final da década de 1990, e muitos diziam que João Alves não entendia nada disso e que estava fazendo política com o rio”, ressaltou.
Para Vinicius, o Governo Federal tem um papel de grande relevância na atual situação do São Francisco. “A maldade do PT é querer fazer a transposição do rio que está morrendo. Como a presidente Dilma insiste em fazer isso? É querer enganar os sergipanos e nordestinos. O PT faz política com o rio que está morrendo. Não podia deixar de fazer esse registro, pois participei de quase todas essas palestras e, agora, depois de 12 anos, nada foi feito para revitalizar”,