Na manhã desta quarta-feira, 22, a prefeitura de Capela, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), levou à Vila Miranda as ações do Programa SMAS Itinerante. De iniciativa da secretária e primeira dama, Sonia Regina Penalva, o programa tem como objetivo apresentar informações acerca dos serviços oferecidos pela administração, através dos CRAS: Centro e Vila Conceição, CREAS e Programa Bolsa Família.
Em Miranda, o SMAS Itinerante se instalou na Escola Municipal Maria da Conceição Barreto. Na oportunidade, psicólogas, assistentes sociais e técnicos da SMAS falaram para cerca de 120 pessoas da comunidade sobre o funcionamento das atividades e as formas de acesso a cada uma delas.
“Temos uma série de serviços que estão à disposição da população, mas algumas pessoas ainda desconhecem. Esta nossa ação vem para conscientizar este público sobre seus direitos”, disse Sonia Regina. Ela ressaltou que a prefeitura levará o programa para todas as regiões do município. A primeira participação do programa SMAS Itinerante aconteceu em março passado no povoado Pirunga, onde foram atendidas 106 pessoas.
Benefícios eventuais
A secretária da SMAS de Capela informou que, só em 2014, a SMAS prestou 548 benefícios eventuais (Auxilio Insegurança Alimentar, Auxílio Aluguel, Auxílio Viagem, Auxilio Reforma, Auxilio Pagamento Água/Energia, Auxílio Cesta Básica e Auxilio Funeral), totalizando R$ 28.179,72, em investimentos para os usuários na área social, especialmente da zona rural.
“A SMAS leva também à zona rural os grupos PAIF (aulas de artesanato), grupos de Idosos e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de 15 a 17 anos, além de cursos profissionalizantes”, completou.