O vereador Anderson de Tuca (PRTB) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 19, para falar do Projeto de Lei (PL) 199/2014, de sua autoria que assegura aos usuários do transporte público o acesso gratuito à internet sem fio nos terminais de integração. O PL foi colocado na pauta de votação da Sessão da última quinta-feira, 15, e aprovado em primeira discussão pelo Plenário da Casa. A matéria deve voltar a ser apreciada esta semana pelo Legislativo.
Para o autor do PL, com a aprovação do texto, os usuários do transporte coletivo terão a oportunidade de acessar a internet enquanto aguardam o ônibus. “É uma forma de proporcionar mais comodidade para os aracajuanos que usam o ônibus diariamente”, disse.
De acordo com Anderson, com a internet nos terminais, a população de baixa renda vai ter acesso à rede mundial de computadores. “É uma forma de inclusão digital. Além disso, devido à baixa qualidade dos serviços ofertados pelas empresas de telefonia, essa é mais uma opção disponível para a população”, destacou. Anderson lembrou que hoje, por causa do avanço tecnológico, as pessoas estão cada vez mais usando os aparelhos celulares para estudar e trabalhar. “A conectividade é essencial para todos nós”, frisou.
O parlamentar também destacou que o seu PL não vai onerar os cofres públicos. “Já existe uma parceria com a empresa NET, através do Caju Bike e que deverá ser estendida para os terminais de integração”, completou.
Por Bruno Almeida