Juízo é de Dudu, petista que preside a CUT, e defende Ana Lúcia para presidente do PT
Por Joedson Telles
Entrevistado pelo Blog do Joedson Telles, há cerca de um mês, o sindicalista Rubens Marques, o professor Dudu, que preside a Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), já adiantava sua preferência pela deputada estadual Ana Lúcia para disputar a presidência do PT pela Articulação de Esquerda, no PED deste ano. Dudu lembra que a corrente é sempre convidada a compor o chamado “chapão” para não haver a disputa, mas se recusa. “Vamos ter candidatura. Se você elimina o debate interno do PT, você mata o partido”, acredita.
Professor Dudu considera a disputa interna do campo majoritário do PT irracional, no momento em que não reconhece o potencial da deputada estadual Ana Lúcia e do vereador Iran Barbosa para liderarem grandes projetos políticos majoritários.
“(Ana e Iran) são pessoas credenciadas na sociedade para disputar para prefeito, para governador, o Senado. Mas o campo majoritário não quer, porque não fazemos o que eles querem. Temos posições muito críticas, mas no fundo somos nos quem mantemos este PT vivo. Imagine se a gente vai lá e concilia uma chapa para o PED? Vira um partido monolítico”, ajuizou.
Dudu assegurou, contudo, que continuará insistindo e se depender dele, a deputada Ana Lúcia será a próxima presidente do PT. “Se isso acontecer, vamos fazer uma revolução neste partido. Vamos rever muita coisa, acabar com vários vícios e, aí sim, o PT voltará a ser vanguarda”, diz.