O presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), o deputado federal Valadares Filho (PSB-SE), recebeu, esta semana, em Brasília, a medalha Mérito Tamandaré. Sendo uma honraria conferida a autoridades que tenham prestado serviços relevantes à Marinha do Brasil, a Medalha Tamandaré foi outorgada a Valadares Filho como reconhecimento pela atuação decisiva do parlamentar sergipano para que fossem destinados recursos, por meio de Emenda de Comissão, à Marinha do Brasil para serem aplicados nos projetos de assistência hospitalar.
“Esse é um projeto que fiz questão de conhecer de perto, ocasião em que testemunhei a relevância de se levar assistência médico-odontológico às comunidades ribeirinhas, distantes dos centros urbanos, por meio do navio-hospital da Marinha. Por isso, o empenho para que essa iniciativa continue a ter recursos orçamentários”, declarou Valadares Filho.
E, ainda, segundo Valadares Filho, particularmente na Amazônia, a assistência que a Marinha do Brasil presta a milhares de ribeirinhos é uma das maneiras mais efetivas de se buscar superar as desigualdades regionais. “Razão pela qual defendi a destinação de recursos de Emenda da Comissão para a Marinha do Brasil”.
A solenidade de entrega da Medalha foi realizada por ocasião das comemorações do Dia do Marinheiro, que ocorreu no dia 13 deste mês, no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília.
A honraria, em homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, o patrono da Marinha do Brasil, foi criada em 1957; e agracia autoridades, instituições e pessoas civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, no sentido de divulgar ou fortalecer as tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos; quando concedida a um civil, isso significa, pelo regulamento, a ação do parlamentar foi considerada como de destaque e eficaz, em prol dos interesses e bom nome da Marinha do Brasil.
Enviado pela assessoria