Audiência pública proposta pelo deputado Valadares Filho (PSB-SE) vai debater a implementação do Plano Nacional de Turismo 2013-2016, especialmente as ações que dizem respeito à regionalização do turismo. O requerimento para realização do debate foi aprovado ontem (14/05) em reunião da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.
Segundo o parlamentar, embora o Plano Nacional de Turismo contemple a regionalização da atividade turística, ainda falta muito para que ocorra a efetiva concretização de ações específicas. O parlamentar citou, como exemplo, a falta de infraestrutura para destinos turísticos atraentes, mas cujo acesso ainda não é tão fácil. “A questão se torna mais complexa quando se verifica que há carência em infraestrutura para alguns dos destinos turísticos atraentes, porém localizados longe dos grandes centros urbanos”.
Para o parlamentar, o turismo regional, quando implementado de forma sustentável, é um fator de desenvolvimento, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de uma comunidade. “O turismo regional gera emprego e novas oportunidades de negócios contribuindo para erradicação da pobreza.”
A baixa qualidade dos serviços oferecidos ao turista é outro problema que dificulta a regionalização do turismo. “À medida que o destino turístico se distancia dos grandes centros urbanos, vai aumentando a dificuldade de acesso do viajante; e a falta de apoio e de crédito para os agentes de viagem.”
Além do ministro do Turismo, serão convidados para debater o tema o presidente da Embratur, o ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens.