O presidente do PSB/SE e deputado federal, Valadares Filho, prestou solidariedade ao povo sergipano, que no último sábado, dia 9, foi surpreendido com o desabamento de uma ponte federal, localizada às margens da BR 101, mais precisamente no povoado Pedra Branca, município de Laranjeiras, provocando o rompimento de duas das mais importantes adutoras do sistema de abastecimento de água do estado de Sergipe.
A ponte já se encontrava desativada pra o fluxo de veículos. O rompimento de duas adutoras do São Francisco, responsáveis pelo abastecimento de até 80% da região metropolitana de Aracaju, pode prejudicar o fornecimento de água tratada, através da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, a 1 milhão de usuários.
“Uma situação emergencial, fruto de um imprevisto, que mobilizou, sob a liderança do excelentíssimo governador do Estado Jackson Barreto, a formação de um força-tarefa, que uniu, em mutirão, os órgãos federais, como o Exército Brasileiro, a Polícia Rodoviária Federal, e o Dnit; além de todos os órgãos estaduais, como dos serviços de infraestrutura, de saneamento e abastecimento e dos serviços de socorro, como Defesa Civil, Samu e Corpo de Bombeiros Militar, já que foram registradas quatro vítimas não fatais, no local, no momento do desabamento”, ressaltou.
“Com o rompimento das duas adutoras no último sábado, apesar do esforço do Governo do Estado, -que iniciou de imediato a implantação de uma adutora de emergência-, a regularidade do abastecimento na capital, Aracaju, e nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e parte de São Cristóvão, ficou comprometida visto que a capacidade de fornecimento de água foi reduzida a 30% do abastecimento normal”, lamentou.
Para o deputado, numa demonstração de responsabilidade, sensibilidade e comprometimento, o governador Jackson Barreto anunciou que, até o próximo final de semana, o abastecimento voltará a ser normalizado com a conclusão da construção emergencial da nova adutora. “Até que se concluam estas obras, o Governo do Estado sensibiliza a população para um consumo consciente, através da realização de um rodízio, com o qual o Governo do Estado pretende assistir a todas as cidades da região metropolitana, com a redistribuição da capacidade atual. A expectativa da equipe técnica do Governo é de que nenhum bairro da região metropolitana passe mais de 24h com a suspensão do fornecimento de água” , destacou.
Ele parabenizou o governador Jackson Barreto e toda a sua equipe que, visando assegurar o abastecimento nos quatro municípios atingidos, ainda no início da manhã da segunda-feira 11, reuniu os quatro prefeitos para tratar das dificuldades de restabelecimento da água em cada cidade individualmente.
Ele elogiou o governador que, ainda na manhã da segunda-feira, também assinou o decreto de emergência, possibilitando a agilização das obras de reconstrução do sistema.
“Medidas emergenciais de redução de danos à população também foram adotadas para garantir regularidade no abastecimento de hospitais, maternidades, unidades e postos de saúde , através do fornecimento de carros-pipa”, lembrou.
Outra medida importante adotada pelos governos estadual e municipal foi a suspensão das atividades nas escolas públicas, preservando cerca de 100 mil estudantes do desabastecimento nas redes.
O deputado pediu a colaboração da população. “Pedimos a compreensão do povo sergipano para o uso consciente da água, especialmente neste momento de escassez no abastecimento e colocamo-nos à disposição do Governo de Sergipe para buscarmos socorro emergencial junto aos órgãos do Governo Federal”.
Enviado pela assessoria