Eleição 2016 – O candidato a prefeito de Aracaju, Valadares Filho (PSB) recebeu com muito otimismo a pesquisa do Dataform de ontem, na qual ele aparece empatado tecnicamente com Edvaldo Nogueira – 29,76% para o comunista e 28,74% para ele – para a eleição amanhã, e tem 4,65 pontos percentuais à frente de Edvaldo num segundo turno. São 41,16% para ele contra 37,41% do comunista no dia 30 de outubro.
“Recomendo cautela, porque eleição não se ganha de véspera. Se ganha é nas urnas. Mas não posso deixar de reconhecer que o resultado da pesquisa Dataform, feita na sexta e publicada neste sábado, aponta para uma virada concreta em nosso favor. Eu sempre tive confiança de que chegaríamos bem no dia 2 de outubro e estou certo de venceremos no segundo turno, conforme confirma a mesma pesquisa”.
“A campanha sempre me passou segurança. Nossos atos nestes últimos 60 dias foram todos corretos. A comunidade nos acolheu. Nossas medições internas apontavam para esse resultado, mas o histórico de acertos do instituto Dataform nos tranquiliza muito. Nossa intenção é passar domingo à frente do candidato Edvaldo Nogueira e seguir nossa caminhada nas próximas quatro semanas atento e cuidadoso”, disse Valadares.
O Dataform entrevistou 588 pessoas na sexta-feira, 30 de setembro, um dia após a eleição o debate da TV Sergipe, na noite do 29, no qual o candidato Edvaldo Nogueira sofreu um apagão de ideias, teve queda de pressão, gaguejou, e pagou o maior dos vexames de uma campanha eleitoral.
“O que entendo é que a pesquisa do Dataform captou bem o espírito da coisa. Nosso a opositor é um político que só se sustenta no marketing político de estúdio. No programa de TV. Quando ele vem a público, aquela arrogância toda de que é o melhor gestor para Aracaju, cai por terra. A cidade cansou-se desses mitos do passado e quer o novo”, diz Valadares Filho.
A pesquisa divulgada pelo Cinform em suplemento especial de ontem aponta, ainda, o candidato João Alves com 8,67% dos votos. O candidato Dr Emerson, com 5,61%; Vera Lúcia, com 3,06%, João da Tarantela, com 2,04% e Sônia Meire, com 0,34%. Há apenas 2,72% de indecisos, 2,38% que não souberam ou não responderam e 16,67% dispostos a anular ou a votar em branco.
Na questão de rejeição, quando o eleitor diz que não votaria jamais num candidato, João Alves tem o pior desempenho, com 48,13%. A seguir, vem Edvaldo, com 14,97% de rejeição. Valadares Filho é rejeitado por apenas 6,63%.
Valadares Filho fez um programa de Governo calcado em 10 eixos – “Planejamento, Captação de Recursos e Investimentos”; “Desenvolvimento das Pessoas”; “Justiça e Igualdade Social”; “Melhoria da Vida das Pessoas”, “Geração de Emprego e Melhoria da Renda”; “Realização de Obras”; “Cuidado com a Cidade” e “Tecnologia e Inovação e Eficiência E Transparência”. “E vamos cumpri-lo bem, eu e meu vice Pastor Antônio dos Santos. Não tem nada exagerado e impossível no nosso planejamento”, diz ele.
QUEM É
Valadares Filho nasceu em Aracaju no dia 1º de outubro de 1980 – portanto, um dia antes das eleições deste ano ele fará 36 anos. É bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Tiradentes e está no terceiro mandato de deputado federal.
Sua primeira eleição para a Câmara Federal se deu em outubro de 2006. Se reelegeu em outubro de 2010 e conquistou o terceiro mandato em outubro de 2014.
Em 2012, entre o segundo e o terceiro mandatos, foi candidato a prefeito de Aracaju, contando com o apoio de Marcelo Déda, Jackson Barreto, Edvaldo Nogueira, José Eduardo Dutra.
Valadares Filho vem uma família com tradição política muito forte, da qual ele tem um profundo orgulho. É neto, filho e sobrinho de bons políticos.
Os avós Pedro Valadares e Dona Caçula Matos Valadares e o tio José Valadares já foram prefeito de Simão Dias. De cargos eletivos, o pai, o senador Antônio Carlos Valadares, só não foi ainda vereador e presidente de República.
Na Câmara Federal, Valadares Filho tem tido uma atuação destacada em favor do Brasil, de Sergipe, dos brasileiros e dos sergipanos.
Já foi e é membro de importantes comissões temáticas, como a dos Esportes, que em 2014 supervisionou de perto a preparação do Brasil para receber a Copa do Mundo de Futebol.
Nesta atual fase eleitoral, quando disputa pela segunda vez o Governo do Município de Aracaju, Valadares Filho tem dito duas frases que muito nos chamam a atenção.
A primeira delas: “Se não fosse para fazer diferente em favor de Aracaju, eu não me proporia a ser prefeito”. A segunda: “Eu não tenho duas chances. Tenho apenas uma: e esta é a de ser um ótimo prefeito. Um prefeito de excelência”.
Valadares Filho nos diz, ainda, sobre sua vivência política: “Nestes cerca de mais de 10 anos como deputado federal, muito aprendi sobre a política e a vida pública. E desse aprendizado, desataco um ponto importante: uma enorme quantidade de ações positivas pode se fazer pelas pessoas e pelas cidades”.
Como deputado, Valadares tem apresentado projetos importantes na Câmara Federal. De 2007, quando iniciou o seu primeiro mandato, até hoje, estando no meio do terceiro, ele já apresentou 42 projetos de lei.
Só para citar alguns, o projeto de lei 999/2015, de autoria dele, acrescenta dispositivo à Lei 12.873, de 24 de outubro de 2013, para perfuração de poços comunitários em comunidades rurais de baixa renda.
Outro PL, o 2961, deste ano, por exemplo, altera a redação dos artigos 434 e 435 da Consolidação das Leis do Trabalho, a fim de elevar o valor da multa por infração aos dispositivos relacionados ao trabalho da criança e do adolescente.
O PL 7696 altera o Decreto-Lei n° 986, de 21 de outubro de 1969, que institui normas básicas sobre alimentos, para determinar que os rótulos dos alimentos contenham alerta para açúcares livres. A proposição sujeita à apreciação do Plenário.
ONDE VOTAM
O candidato a prefeito Valadares Filho, PSB, votará neste domingo, dia 2, entre as 9h30 e 10h, na sede do Colégio CCPA, na rua José Alencar Cardoso Neto, 67, Grageru.
Valadares Filho vai estar acompanhado do candidato a vice-prefeito, Pastor Antonio dos Santos, PSC, com quem se dirigirá imediatamente ao Colégio Master, na rua José Seabra Batista,106, Jardins, onde fica a seção em que o vice vota.
Depois de cumprido o exercício democrático do voto, os dois sairão em visita a locais de votação em Aracaju.
Enviado pela assessoria