Eleições 2016 – Duas vezes frente a frente com o turismo, com seus representantes, sua realidade e seu futuro. Assim se viu o candidato a prefeito de Aracaju, deputado federal Valadares Filho, PSB, durante a manhã e a noite da última terça-feira, dia 16. No primeiro evento, Valadares Filho, assim como mais dois dos seios candidatos, tomou café da manhã com todas as entidades do turismo no Hotel Del Canto. O candidato do PSB disse que turismo terá “peso forte” em seu Governo, e acolhe bem a visão do setor.
Lideradas pelo Aracaju Convention & Visitors Bureau, com a participação da ABIH –Associação Brasileira Da Indústria De Hotéis -, da Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo -, da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, entre outras, as entidades disseram o que esperam da área. Bem organizadas, apresentaram um documento amplo.
Nele estava dito, entre outras coisas, que esperam um Governo Municipal comprometido com o meio ambiente saudável, pediram organização e planejamento dos eventos, práticas de parcerias público/privadas com a finalidade de melhorar a eficiência do setor; atenção especial para a infraestrutura viária do município, saneamento básico, limpeza pública, segurança, sinalização urbana e turística, acessibilidade, conectividade, visando melhor atendimento à coletividade, realização de capacitação e treinamento básico de profissionais especializados no apoio ao turismo.
CONVERGENTES
Estas mesmas entidades decidiram que fariam três debates com três dos candidatos a prefeito. Coube a Valadares Filho, coincidentemente, cair na noite do mesmo dia, onde ele apresentou a visão programática para o setor. Ágil, ao se deparar com o empresariado, ele já havia incorporado ao seu programa de Governo as ideias que que foram apresentadas pela manhã e que eventualmente não estavam lá – mesmo porque, o programa dele tinha dado especial atenção aos negócios e as entidades de turismo.
Além de ouvir isoladamente pessoas do setor, a equipe de Coordenação do Plano de Governo dele fizera plenária com o trade. “Não detectamos muitas discrepâncias entre o que aparece nos dois documentos. Ao contrário, eles mostram que estávamos numa linha de convergência e sempre pensando no melhor para Aracaju, para quem empreende o turismo e para quem nos visita”, disse Valadares Filho.
Para o candidato do PSB, a importância do setor turístico e a capacidade organizativa dos empresários e de todos os demais operadores da área – “de guias turísticos a garçons”, ressalta -, impõe a qualquer gestor público acolhimento e respeito obrigatório para com esta atividade. “Eu sei da força do turismo e sei do peso que Aracaju tem como porta de entrada para toda a ação turística sobre Sergipe. Conheço a capacidade que as entidades de classe da área têm. O poder de organização e multiplicação de ideias delas. No nosso Governo, tudo o que farei para o setor será ouvindo os seus dirigentes. O turismo é uma de nossas prioridades”, diz Valadares.
FUNDO DE TURISMO
A atividade turística ocupa bom espaço num dos dez eixos das propostas de Governo. Segundo Valadares Filho, seu plano mira “reestruturar a política de turismo, com ênfase em um planejamento estratégico construído com a participação da cadeia do turismo, desenvolvendo novos roteiros e incorporando a continuidade de projetos bem-sucedidos, com foco na atração e criação de eventos, no turismo de lazer e da terceira idade”. No evento da noite, ele apresentou as propostas contidas ali.
Entre elas, a de “incentivar o turismo de final de semana, com ações promocionais nos estados vizinhos, nos municípios de Sergipe e em Aracaju; promover ações para atração de eventos nas áreas científicas, empresariais e esportivas, em parceria com o Aracaju Convention & Visitors Bureau e com as entidades de classe e esportivas; estimular, em parceria com a iniciativa privada, a instalação de redes de Internet de alta velocidade wireless nos locais de grande fluxo turístico (orlas, mercados, praças, outros); Criar um Núcleo de Marketing Turístico, responsável por divulgar a cidade nos diversos meios de comunicação (revistas de bordo, sites, entre outros), participar de feiras e eventos, realizar famtours e fampress com agentes de viagens, jornalistas de turismo e blogueiros e reativar o Conselho Municipal de Turismo e criar o Fundo Municipal de Turismo, gerido pelo Conselho, capitalizando esse fundo com recursos públicos e privados”.
Empresários do setor, como Manoel Lisboa, pediram o retorno administrativo da Orla de Atalaia ao domínio administrativo da Prefeitura. Valadares se comprometeu a estudar. Uma outra boa ideia, ainda de Manoel Lisboa, foi a de que o Governo do Município se comprometa a fazer de Aracaju uma cidade com 100% de acessibilidade, defesa muito bem-aceita pelo candidato. De um modo geral, as pessoas presentes ao evento aprovaram o plano e a maneira como Valadares Filho o expôs.
“Valadares Filho é um político que já muito já fez pelo turismo e conhece os anseios do setor muito bem. O plano de turismo do Programa dele está muito bem elaborado e baseado nas necessidades do trade. E o melhor: é um plano que só depende dele para ser exequível”, disse Daniele Mesquita, presidente da ABIH/SE.
Entre outros líderes do setor, estavam presentes Luiz Simões, presidente do Convention; João Ávila, presidente da Abav; Otávio Lins, presidente da Associação de Locadores de Veículos de Sergipe; Fábio Libório, diretor do Hotel Aruanã; Raíra Santos, diretor do Hotel Meps; Lorena Pimentel, diretora do Hotel Terra do Sol; Sérgio Oliveira, diretor da Toptour; Mateus Sena, diretor da Prime Operadora; Luciano Pimentel, deputado estadual, Elber Filho, presidente do PSB de Aracaju e Alexandre Porto, presidente do Fórum de Empresarial de Sergipe. “O sentimento que me deixou ao comparar os dois eventos e os dois documentos em questão é o de que o candidato Valadares Filho está em perfeita sintonia com as necessidades do trade turístico”, disse Porto.
Por Jozailto Lima, da assessoria.
Foto: Wandycler Júnior