Buscando consolidar uma política de urbanização a partir de um moderno conjunto arquitetônico e paisagístico e dotada de acessibilidade, a Prefeitura de Aracaju trabalha na valorização e democratização de praças, alamedas e logradouros públicos por toda a capital.
Um desses grandes investimentos da PMA é a urbanização da praça José Andrade Góes, localizada entre os bairros 18 do Forte e Palestina, Zona Norte da capital. O local está se transformando em um espaço propício ao lazer e às práticas de atividades lúdicas e esportivas. Com mais de mil metros quadrados, a obra conta com parque infantil, mesa para jogos de tabuleiros, quiosques, equipamento de ginástica, quadra poliesportiva e de vôlei de praia, ambas com arquibancadas, passeios e percolados. Orçada em R$ 1.037.999,99, é fruto de convênio entre a PMA, Caixa Econômica Federal e Ministério do Turismo.
A nova praça terá ainda rampas de acessibilidade com sinalização tátil para as pessoas portadoras de deficiência. Outro ponto positivo será a arborização do local, através da preservação da área verde, e do plantio de novas plantas. Um moderno sistema de iluminação e paginação do piso de todo o espaço em mosaico ampliará o acesso durante a noite. Uma pista com cerca de mil metros será destinada exclusivamente para caminhadas e o piso terá um pigmento especial.
Trabalhos adiantados
Na manhã dessa quinta-feira, 12, cerca de 20 profissionais da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) trabalharam em diversas ações na obra. O secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares, tem acompanhado o andamento da obra e uma equipe técnica da Emurb fiscaliza a obra diariamente. Com essas medidas, e caso a incidência das chuvas não seja acima da média nos próximos meses, em breve a Prefeitura entregará à população da zona Norte mais um espaço público de vivência.
“Os trabalhos seguem adiantados. O cronograma inicial tem sido respeitado e, sob circunstâncias normais, faremos a entrega mais curto espaço de tempo. O importante desse conjunto de obras de urbanização em várias parte da cidade é uma clara demonstração do compromisso do prefeito João Alves Filho em tornar Aracaju uma cidade verde, com índices de desenvolvimento humano compatível com as regiões mais desenvolvidas do país”, destaca o engenheiro.
Enviado pela Secom da PMA