Em meio a uma multidão de foliões, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) participou, neste domingo, 5, da terceira e última noite do Pré-Caju 2023, evento realizado com apoio logístico da Prefeitura de Aracaju.
Iniciada na sexta-feira, dia 3, a maior prévia carnavalesca do país atraiu mais de 300 mil pessoas à Orla da Atalaia durante os três dias de programação, a qual contou com shows e desfiles de blocos de artistas locais e nacionais, a exemplo de Bell Marques, Ivete Sangalo, Durval Lelys, Timbalada, Pedro Sampaio, Claudia Leitte, Cid Natureza, Saulo e Luiz Caldas.
Para o gestor da capital, o evento tem uma importância significativa para a cidade por três aspectos principais. O primeiro deles, conforme ressaltou Edvaldo, é o clima de confraternização, “é uma festa democrática em que não se distingue rico de pobre, onde todo mundo brinca junto, com amor, com tranquilidade”, frisou. “O segundo ponto que merece destaque é o impacto econômico, a geração de emprego e renda. Tivemos aqui mais de mil trabalhadores ambulantes comercializando no circuito da festa, estamos com os hotéis lotados, mais movimento para taxistas, para transportes por aplicativo, nos bares, restaurantes, no comércio, ou seja, a economia cresceu de maneira muito efetiva nesses três dias. E por fim, mas não menos importante, é a parceria do poder público com a iniciativa privada, essa é a receita do sucesso”, pontuou o prefeito.
Para garantir a segurança da população e manter a organização da cidade durante a prévia carnavalesca, a Prefeitura de Aracaju pôs em prática um amplo esquema logístico que envolveu a oferta de serviços de limpeza urbana, transportes e trânsito, saúde, defesa civil, segurança pública e comunicação. É um investimento, destacou o prefeito, que se converte em ampliação da arrecadação municipal, que cresce com o aquecimento da economia e volta para a população em serviços públicos prestados pelo município.
Idealizador e um dos organizadores do Pré-Caju 2023, o empresário e vereador Fabiano Oliveira reconheceu o compromisso da gestão municipal com o turismo e o desenvolvimento econômico como fundamental para a realização bem-sucedida de mais uma edição do evento. De acordo com ele, “o prefeito Edvaldo Nogueira foi decisivo para o retorno da festa”. “Nós, que fazemos parte da organização do evento, temos gratidão e agradecemos a toda essa infraestrutura logística necessária para o retorno da festa. A limpeza, a organização do trânsito, dos vendedores ambulantes, os serviços de saúde, enfim, o nosso parabéns à Prefeitura de Aracaju”, pontuou.
Apoio logístico
Durante as noites da festa, a Guarda Municipal (GMA) atuou na segurança do transporte público, em especial no reforço do policiamento preventivo dos terminais de integração, com ênfase para o terminal da Atalaia. Além disso, a GMA, que mobilizou 200 guardiões, também atuou na proteção de monumentos e áreas de visitação turística da Orla, os quais foram isolados. Para isso, as equipes contaram com viaturas e motocicletas, além da base móvel de videomonitoramento.
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) mobilizou centenas de agentes para a limpeza diária da área e recolhimento de resíduos em todo o perímetro do evento. Ao todo, 81 equipes atuaram na festa. À Emsurb coube ainda a organização do comércio de ambulantes e a fiscalização da ocupação da área pública. Para isso, foram disponibilizadas mil vagas para comercialização. A empresa municipal instalou, ainda, 325 banheiros químicos em toda a extensão do percurso do Pré-Caju para garantir o bem-estar dos foliões.
A Secretaria da Saúde de Aracaju realizou ações de Vigilância Sanitária, com monitoramento prévio durante todos os dias de festa. Além disso, equipes do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis/IST distribuíram preservativos e orientaram o público sobre a prevenção combinada. Para o atendimento de emergências no local, a Prefeitura estruturou um posto médico avançado, o qual contou 10 leitos, sendo 2 de estabilização; 6 poltronas para medicação rápida; e 30 profissionais atuando por dia, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
A Secretaria da Assistência Social, além de disponibilizar o Camarote da Acessibilidade, garantiu a atuação do serviço de Abordagem Social, prestado por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, assistentes administrativos das Proteções Sociais Básica e Especial. Além de atuar em todo o espaço da festa, o serviço também contou um posto para a identificação de possíveis violações de direitos e encaminhamentos para a rede de proteção. Durante o evento, a Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) e Conselho Tutelar.
Para garantir a organização do trânsito, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito mobilizou dezenas de agentes, os quais atuaram com orientações, na região da Orla da Atalaia e proximidade, bem como realizando bloqueios fixos e temporários, em pontos e horários estratégicos. E para garantir a mobilidade das pessoas que não utilizaram veículos particulares, a SMTT disponibilizou três pontos de táxis bandeiras e assegurou uma operação especial do transporte público para facilitar o retorno para casa dos foliões da prévia carnavalesca.
Foto: Ana Lícia Menezes