Acompanhando parecer da Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), decidiu cassar o registro do prefeito do município de Pedrinhas José Antônio Silva Alves, conhecido como Zé de Bá. O prefeito foi condenado por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) em sua campanha de 2012, ao oferecer dinheiro e vantagens a eleitores em troca de votos. O julgamento aconteceu, nesta quinta-feira, dia 7, na sede do TRE.
De acordo com as investigações da PRE, Zé de Bá ofereceu ao eleitor Josenilton da Silva Oliveira, a gerência da Casa de Farinha do Município e mais uma ajuda mensal de R$ 200 reais, em troca de apoio político de Josenilton e de seus familiares.
No parecer, o procurador da República Rômulo Almeida explica que a captação ilícita de sufrágio acontece toda vez que é oferecido, prometido ou entregue ao eleitor um bem ou uma vantagem no intuito de conquistar seu voto. Ainda no parecer, o procurador afirma que há provas consistentes de que Zé de Bá cometeu o ilícito, agindo de forma consciente e voluntária.
Da decisão, cabe recurso. O processo tramita no Tribunal Regional Eleitoral com o número 1006-11.2012.6.25.0004.