Após 38 dias encantando aracajuanos e turistas com os mais de 2,5 milhões de pontos de luz instalados nas praças Fausto Cardoso e Olímpio Campos, no Parque Augusto Franco (Sementeira) e na Orla da Atalaia, a decoração do Natal Iluminado, iniciativa da Prefeitura de Aracaju, em parceria com a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe) e Energisa, será finalizada, nesta segunda-feira, dia 6.
A retirada da decoração começa já na terça-feira, dia 7, respeitando a tradição de Santos Reis. O Projeto deixa um saldo positivo em relação ao fomento das atividades turísticas, comerciais e culturais. O momento agora é de começar o planejamento para o que será feito em 2020, com o objetivo de manter a qualidade alcançada desde 2017, quando o projeto voltou a abrilhantar o final de ano na capital sergipana.
O Natal Iluminado de 2019 teve início no dia 29 de novembro, quando o prefeito Edvaldo Nogueira e o presidente da Fecomércio, deputado federal Laércio Oliveira, acenderam as luzes e apresentaram a todos a decoração realizada no Centro da cidade, assim com a vasta programação artística que se apresentaria no palco instalado na praça Fausto Cardoso.
“Nosso Natal Iluminado foi um sucesso. Reacendemos o espírito natalino em nossa cidade, que ganhou um verdadeiro circuito de decoração, começando pelo Centro, passando pelo Parque da Sementeira e chegando à Orla da Atalaia. Foi um presente da Prefeitura e seus parceiros para os aracajuanos, sergipanos e turistas, que escolheram nossa capital para comemorar os festejos de fim de ano”, avalia o prefeito de Aracaju.
Segundo Edvaldo Nogueira, em 2019, especialmente, a iluminação da cidade representou três aspectos importantes: de comemoração, pelas vitórias conquistadas pela administração municipal ao longo do ano; de embelezamento da cidade, com as luzes da esperança; e de tornar Aracaju um polo de atração turística, gerando emprego, renda e melhorando a qualidade de vida.
“Conseguimos cumprir com o que nos propusemos. Ter visto as praças Fausto Cardoso e Olímpio Campos, o nosso Parque da Sementeira e a nossa Orla tão lotados de pessoas, todos os dias, nos encheu de alegria. Poucas cidades ficaram tão lindas como Aracaju nesse período natalino”, enfatiza o prefeito Edvaldo Nogueira.
Desde o início da programação cultural do Natal Iluminado no Centro, apresentaram-se diversos artistas locais, como Sena, Antônio Rogério e Chico Queiroga, Silvio Soul, Pedro Luan, Mamah, e também a carioca cantora gospel Fernanda Brum, embalando a noite de milhares de pessoas. A programação contou também com oficinas de arte, aulas de ritmos, palestras educativas e de saúde e apresentações de corais, orquestras, grupos folclóricos e de dança.
Além disso, a instalação de um carrossel na Fausto Cardoso permitiu aos aracajuanos mais saudosos uma viagem no tempo, haja vista o carrossel montado na praça rememorar o de seu Tobias, carrossel famoso na história da cidade que encantou gerações nas décadas passadas. A instalação do brinquedo fez com que uma nova geração de moradores da capital sergipana vivesse a mesma experiência que as anteriores.
No dia 5 de dezembro foi a vez do parque Augusto Franco, conhecido como Sementeira, inaugurar sua decoração especial. A ornamentação expôs uma árvore central, oito árvores de sete metros de altura nos lagos, letreiro iluminado desejando feliz Natal e iluminação da ponte. Também incluiu elementos decorativos em formato de presentes, bolas e estrelas, espalhados pela extensão do parque e dois túneis iluminados no acesso principal.
Cinco dias depois, no dia 10, foi a vez de um dos principais pontos turísticos da cidade se transformar em uma grande alegoria natalina. A Orla da Atalaia ganhou luzes em todo o canteiro central, do Farol da Coroa do Meio até a Passarela do Caranguejo, e uma árvore de 13 metros de altura e iluminação dos arcos.
Os três locais onde as ornamentações estiveram presentes foram escolhidos estrategicamente pela gestão da Prefeitura de Aracaju para favorecer o comércio local, tanto disponibilizando espaço para vendedores autônomos quanto permitindo aquecendo a movimentação de pessoas na região central da cidade.
Por ser executado consecutivamente nos últimos três anos, o projeto se consolidou e é permite ao trade turístico antecipar a promoção do destino com uma maior eficiência. Além disso, a segurança garantida pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), em parceria com a Polícia Militar, também foi importante para os ótimos índices de satisfação alcançados neste ano.
Por conta do bom retorno vindo da população o Natal Iluminado tende a avançar e crescer nas próximas edições, conforme garante o superintendente da Fecomércio/SE, Maurício Oliveira. “Nós começamos o planejamento com quase um ano de antecedência, buscando pensar como será a decoração e como ampliar a satisfação da população com o projeto. Tem dado muito certo, mas acredito que em 2020 será o ano do apogeu do Natal Iluminado, após estes três de anos de consolidação da iniciativa”, afirma.