O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) celebraram termo de cooperação técnica, nesta terça-feira, dia 16, na sala de reuniões da Corte, com o objetivo de promover ações colaborativas entre as instituições nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Dentre os pontos destacados durante a reunião para a assinatura do termo, está a possibilidade de proporcionar aos servidores do TCE especializações de mestrados e pós-graduações em suas áreas de atuação. Além disso, há o incentivo, por parte dos programas de pós-graduação da UFS, para detecção de problemas de pesquisa que visem melhorias efetivas nas atividades do Tribunal.
ec70bedb-6c9c-4aac-9add-3f99519a7322.jpg
Para a presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo, é de grande importância simbólica e material que o primeiro termo de cooperação assinado em 2024 seja de um acordo idealizado junto à Universidade Federal de Sergipe.
“A UFS é um patrimônio do povo sergipano, portanto, assinar um termo com essa instituição respeitada nacionalmente é motivo de muita honra e orgulho. Essa parceria vai proporcionar aos servidores cursos de pós-graduação e trazer mais expertise ao trabalho realizado no Tribunal, além de contribuir para as capacitações dos nossos jurisdicionados. É uma parceria que vai trazer grandes transformações para a sociedade”.
O Tribunal planeja facilitar a disponibilização de equipamentos, espaços e materiais para realização de projetos futuros e também possibilitar um programa de estágios supervisionados. O interesse é que sejam exploradas das instituições as capacidades para ações, respeitando as suas especializações e atribuições, para fins educacionais ou de disseminação de conhecimento.
O reitor da UFS, Valter Joviniano de Santana Filho, destacou que “o acordo é muito importante, pois vai propiciar que o aluno veja na prática o que é aprendido na sala de aula, problemas reais, através das portas que o TCE vai abrir. Da nossa parte, os professores da UFS vão auxiliar na capacitação dos técnicos do Tribunal, o que vai ajudar no desenvolvimento do estado de Sergipe, por consequência. Estamos muito felizes porque esse convênio, com certeza, será uma experiência gratificante”.
A reunião contou com a presença da conselheira Angélica Guimarães, de diretores do Tribunal de Contas e coordenadores de pós-graduações da Universidade Federal de Sergipe.