O senador Eduardo Amorim (PSC) mostrou preocupação com a suspensão de investimentos de exploração do minério carnalita e do petróleo por parte das empresas Vale e Petrobras, respectivamente. Em entrevista ao Bom Dia Sergipe, programa de televisão da afiliada Rede Globo, Eduardo conversou sobre os assuntos nesta segunda-feira, dia 17.
Eduardo Amorim foi informado de que o Projeto Carnalita não sairia do papel, por enquanto, depois de conversar com o presidente da Vale, Murilo Ferreira, em Brasília. O parlamentar lembrou a conquista anunciada em 2012 pelo então governador Marcelo Déda. A luta entre Capela e Japaratuba para decidir como seria a exploração do minério existente. “Fizemos uma audiência pública no Senado e buscamos um consenso, um entendimento entre os municípios e a mineradora. Foi quando, depois de tudo isso, houve um silêncio enorme.”, alertou.
“E preocupado com esse silêncio, de 2013 até aqui, fui atrás e fui conversar com a direção da empresa. O que é que estava ocorrendo? Já que o Estado nada dizia. E aí ficamos com surpresos de que os investimentos estarão suspensos por enquanto.”, disse, ao indagar uma resposta e posição do Governo do Estado em relação à desistência da Vale em explorar a carnalita.
O senador alertou que Sergipe deixou de ganhar o Projeto Carnalita e que também é público que a Petrobras não fará nenhum investimento em exploração na bacia de petróleo de Sergipe pelos próximos anos. “A gente só tem a lamentar que Sergipe vai perder todo esse investimento. Tanto da Vale, nesse momento, e, especialmente, da Petrobras, que é importante demais para todos nós sergipanos. Quase 15 bilhões de investimentos suspensos por ora. Num momento de crise, num momento de desemprego.”, afirma Eduardo.
A assessoria da Petrobras informou à produção do programa de televisão que de 2015 a 2019 serão investidos R$ 6 bilhões no segmento de Projetos. Mas o senador ressaltou que o mais importante e rentável é o petróleo. “A Petrobras anunciou isso publicamente, que não fará mais esse investimento na exploração do petróleo encontrado aqui no nosso litoral. O que é lamentável. Um petróleo de qualidade. Precisamos de mais disso”, lamentou Eduardo.
Para Eduardo Amorim, “a junção das duas grandes empresas ia dar um ‘boom’ enorme na economia de Sergipe. Trazendo mais investimentos, gerando mais empregos e aumentando a qualidade de vida para os sergipanos”.
O parlamentar também fez questão de ressaltar a falta de informação do Governo do Estado direcionada ao sergipano em relação aos assuntos. “O que nos assusta é a omissão. A ausência do Governo do Estado de todos esses investimentos por ora”, enalteceu.
Enviado pela assessoria