“Está posto que Valadares se esconde atrás de Jozailto Lima, no Cinform”, diz
Por Joedson Telles
O ex-prefeito de Capela e deputado estadual eleito, Manoel Messias Sukita (PMDB), reagiu com dureza a duas notas publicadas no jornal Cinform, edição desta semana, pelo seu editor, o jornalista Jozailto Lima, envolvendo não apenas o seu nome, mas também o do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique de Carvalho (PDT). Lê-se nas notas que Fábio Henrique pode ter o mesmo “destino trágico” de Sukita, preso, em 2014, pela Polícia Federal sob a acusação de desvio de dinheiro público. Prometendo processar o jornalista, Sukita avalia que Jozailto Lima “deixou cair a máscara” – e evidencia que serve de instrumento para o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) desgastar a imagem de Fábio Henrique, que pode estar no seu caminho, disputando o Senado Federal, em 2018.
“Ele é pago para fazer valer a vontade de Valadares. Recado quem dá é menino. Ele já é um adulto. Em Sergipe todos se conhecem e tudo aparece. Olha aí as coisas ficando cristalinas. O jornalista que escandalizou o meu mandato, ajudando nas minhas prisões, como parte da armadilha construída por Valadares, dois anos depois, aparece como assessor do senador Valadares, nomeado “na tora” no gabinete do deputado estadual Luciano Pimentel do PSB. Jozailto diz que eu tenho um destino trágico. Mas sou um deputado estadual eleito, mesmo com tanta perseguição. Inclusive por parte dele, servindo de instrumento para Valadares. E hoje ele está expondo a categoria sendo assessor de Valadares, nomeado à força no gabinete de Luciano Pimentel, ao mesmo tempo sendo diretor de um importante jornal, se apropriando também do jornal, sabe Deus como. Eticamente não é correto, mas ele faz. E usa o meio de comunicação para perseguir, como persegue a mim e começa a perseguir Fábio Henrique”, ajuizou Sukita.
Segundo Sukita, o fato de alguns setores da imprensa ventilarem a possibilidade de Fábio Henrique disputar o Senado Federal, em 2018, foi o suficiente para que o senador Antônio Carlos Valadares passasse a usar o jornalista Jozailto Lima para desgastar o prefeito de Socorro. “Como Valadares não tem costume de construir votos, ao contrário, tenta destruir a todo custo os possíveis adversários, usando estes meios, para quando chegar à eleição o povo ficar sem opção e votar nele. Justifica Jozailto ter feito o que fez comigo, há dois anos? E neste tempo todo Jozailto foi bancado por Valadares. E ainda me chama de desonesto. Quando, na verdade, quem precisa explicar a forma errônea que age é ele e o senador Valadares. Está posto que Valadares se esconde atrás de Jozailto, no Cinform. E o jornal é vítima também. Valadares fechou a parceria com Jozailto para destruir a minha imagem e impedir que eu chegasse à Assembleia”, disse Sukita.
Observando que o prefeito Fábio Henrique acerta, ao interpelar o jornalista na Justiça, exigindo provas das “coisas pouco republicanas” que teria feito, Sukita promete fazer o mesmo. “A partir de hoje, eu também vou à Justiça. Antes pensava que ele agia como jornalista, e sempre respeitei a imprensa. Mas quando você percebe que por trás do trabalho de Jozailto existe o interesse pessoal, não tem como você suportar ser perseguido de forma implacável por um jornalista que se utiliza de uma marca com muita força no nosso estado para poder denegrir a minha imagem. Eu também informo: toda semana que ele me criticar, eu meto processo. Não é jornalismo: é picaretagem. Malandragem. Apoio Fábio Henrique. Que ele não deixe Valadares fazer com ele o que fez comigo. Jozailto escreve a história de vida dele – só que coloca o nome dos outros. Só vê defeito nos outros quem tem defeitos”, ajuizou Sukita.
O Universo manteve contato telefônico com o jornalista Jozailto Lima, informou o teor da matéria, mas ele optou por deixar Sukita sem resposta. O Universo também tentou ouvir o senador Valadares, mas não obteve êxito.