O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, vem a público lamentar as demissões ocorridas na Rádio Liberdade FM e na TV Cidade. Dezenas de profissionais da imprensa foram demitidos após anos de bons serviços prestados as duas emissoras.
Os jornalistas demitidos relatam que a Liberdade FM e a TV Cidade vinham atrasando constantemente o salário dos trabalhadores da imprensa, numa clara demonstração de desrespeito a Consolidação das Leis do Trabalho e a Convenção Coletiva dos Jornalistas.
A Assessoria Jurídica do SINDIJOR está acompanhando todo o processo de demissão e admissão dos novos profissionais, não descartando impetrar com ações judiciais, em caso de comprovação de irregularidades no exercício da profissão e na aplicação das leis trabalhistas.
Ao mesmo tempo, salientamos aos novos responsáveis pelas duas emissoras que esta entidade de classe não admitirá nenhum tipo de desrespeito profissional, e que os novos diretores assumam o compromisso de promover o bom Jornalismo e, acima de tudo, valorizar os profissionais jornalistas, responsáveis pelo fortalecimento das empresas no campo da comunicação jornalística.
O SINDIJOR entende que o fortalecimento da profissão e da liberdade de imprensa passa pela produção de um jornalismo vigoroso, informativo e democrático, muitas vezes o oposto das medidas que vêm sendo tomadas por alguns veículos de comunicação. A urgente renovação do jornalismo sergipano não pode prescindir de profissionais experientes como os que foram dispensados pelas referidas emissoras.
Sendo assim, O SINDIJOR lamenta as demissões e coloca a sua assessoria jurídica à inteira disposição dos profissionais para acompanhar todo o processo rescisório.