Teve início na manhã desta quinta-feira, dia 4, o Simpósio do 49º Encontro Cultural de Laranjeiras. Até sábado, dia 6, o evento promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), reunirá pesquisadores e folcloristas de todo o Brasil para debater e compartilhar conhecimentos sobre a cultura popular.
Nesta edição, o simpósio traz o tema: “Narrativas orais e imagéticas das culturas populares: registros e responsabilidade social” e o grande homenageado é o pesquisador em estudos de literatura sergipana e do canto popular, Jackson da Silva Lima.
Durante a abertura do simpósio o teatrólogo e folclorista, Augusto Barreto também foi homenageado e agraciado com o título de cidadão laranjeirense, entregue pelas mãos do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Adriano Carvalho.
O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca) enalteceu os homenageados e as suas contribuições para o fortalecimento do encontro cultural enquanto evento de fomento à cultura e fez um resumo da importância de Laranjeiras para o setor.
“Somos um município rico em patrimônios materiais e imateriais e em manifestações folclóricas. Por isso, temos que fazer uma festa à altura. Durante os dias de encontro cultural temos em Laranjeiras o ponto de encontro de personalidades, pesquisadores e amantes da cultura, e tudo isso em nosso simpósio. O pesquisador Jackson da Silva Lima é uma grande personalidade, um autêntico estudioso da nossa cultura, do nosso folclore, é uma peça-chave do encontro cultural. Assim como Augusto e tantos outros que se fazem presentes aqui”, destacou o prefeito.
Juca ressaltou ainda que só em Laranjeiras se tem apresentações de teatro, dança, grupos folclóricos, festivais de música, shows de artistas locais e nacionais, oficinas, mostras e exposições num só evento. “É uma diversidade grande, que contempla todos os públicos e gerações. Este evento me remete à infância e à adolescência, já aprendendo a curtir e valorizar a cultura do meu povo laranjeirense e, hoje, tenho o privilégio de ser prefeito da minha cidade e realizar o maior encontro cultural do Brasil”, enfatizou o gestor.
A presidente da FUNCAP, Antônia Amorosa destacou a parceria entre a Prefeitura, o Estado e o Governo Federal para manterem viva a cultura sergipana. É uma satisfação muito grande estarmos aqui hoje celebrando mais uma vez a vitória da cultura, com a união dos fazedores e dos brincantes. É uma união de esforços que, a cada ano, fortalece o Encontro Cultural. Em 2025, vamos comemorar a edição de número 50 e tenho certeza que, com o mesmo empenho. Devemos sempre enaltecer esse evento tão importante para a cultura laranjeirenses, sergipana e brasileira”, frisou.
O Simpósio do 48º Encontro Cultural prossegue até sábado. Confira a programação;
5 de janeiro (sexta)
9h – GT 2: Narrativas orais e imagéticas nos estudos das religiosidades; e documentário “Penitentes” – Dirigido por Pascoal Maynard
10h30 – Encontro com Mestres dos Saberes
11h30 – GT 3: Narrativas orais e imagéticas nos estudos das Culturas Populares; e documentário “Taieiras” – Dirigido por Pascoal Maynard
6 de janeiro (sábado)
8h30 – GT 4: Políticas Públicas para as Culturas Populares: responsabilidade social e direitos culturais
10h – Comunicações
12h – Diálogos e Imersões com o Festival de Parintins
13h – Moções e Escolha do tema do Simpósio que vai celebrar o Cinquentenário do Encontro Cultural de Laranjeiras
Coordenação – Igor Albuquerque/SE – Presidente do Conselho Estadual de Cultura