A Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) realizará coletiva de imprensa, nesta terça-feira, dia 24, às 7h, para apresentar as atividades que serão realizadas durante a 3ª edição do ‘Ação de Cidadania’, projeto do Governo Federal que desembarca em Sergipe para ofertar diversos serviços de saúde aos mais de 2,5 mil internos do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan) e profissionais que atuam na unidade prisional.
Na oportunidade, a secretária da Sejuc, Viviane Pessoa; a psicóloga e coordenadora Nacional de Saúde da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Sara Reis; e o coordenador do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, da Fiocruz, André Guerrero, estarão presentes para detalhar como as atividades devem ocorrer ao longo da semana.
Promover assistência à saúde, bem-estar e qualidade de vida dos servidores penitenciários e das pessoas presas que integram a comunidade carcerária são os objetivos do ‘Ação de Cidadania’. O projeto é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), e o Ministério da Saúde, por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Nos dias 23 a 27 de outubro, os detentos e profissionais que atuam na unidade prisional terão acesso a serviços como: atendimentos de triagem de saúde, atendimentos médicos, realização de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, além da aplicação de vacinas contra Covid-19, tríplice viral e hepatite B. As pessoas com sintomas de tuberculose poderão realizar teste de coleta de escarro.
A iniciativa envolverá mais de cem profissionais da saúde e segurança com apoio da Fiocruz, Senappen e, também, conta com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Secretaria de Saúde do município de São Cristóvão. Ao todo, serão realizados pelo menos 500 atendimentos por dia.