Por Elder Santos
Há 1 ano e cinco meses, a nossa principal praça de esportes era reinaugurada, agora com status de Arena e com perspectiva de provocar um boom em nosso famigerado futebol. Sim, o antigo Estádio Lourival Baptista era denominado a partir daquela data de Arena Batistão, e com a honraria de ser sub-sede de uma das seleções que participariam da Copa do Mundo no Brasil, em questão, a Grécia. Sobre o desempenho do selecionado grego e sua influência, para o crescimento do nosso esporte bretão, falaremos em outra oportunidade.
Então, no último sábado, comemorava-se 47 anos de fundação do Batistão e para abrilhantar a festa, Campinense e Sergipe fizeram jogo decisivo, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. Demonstrando muita raça em campo, a Raposa venceu por 1 a 0, resultado que garantiu o time na zona de classificação, com sete pontos. O destaque da partida foi o atacante Alex Sandro. O jogador saiu do banco e anotou o gol da vitória do rubro negro paraibano. Com o resultado, o time alvirrubro está eliminado da competição com uma rodada de antecedência, com apenas três pontos. Já a Raposa tem sete pontos.
Apesar do dia festivo e do inexpressivo público de 1.318 pagantes, o expresso colorado decepcionou e em três jogos realizados dentro de casa, o saldo foi de dois pontos conquistados e o término das atividades, neste ano, a partir do próximo dia 17 de Julho, com encerramento da 1ª fase.
Já neste domingo (10), com muita chuva em Aracaju, em partida pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, o Confiança recebeu a equipe do América-RN. Precisando da vitória para fugir da zona do rebaixamento, time proletário partiu para cima do América logo nos minutos iniciais. Mas a pressa para abrir o marcador dificultava as saídas de bola e as jogadas de ataque, já que os homens de frente erravam muitos passes e facilitava a vida da zaga potiguar.
E com um time mais equilibrado dentro de campo, que marcava bem e saia com inteligência, o alvirrubro americano usava a velocidade de seus jogadores, mas, a ansiedade para marcar o gol possibilitava o erro na conclusão ao gol. A etapa complementar começou com mesmo erros, muitos passes errados e chutões. E, foi em um desses chutões em que o panorama da partida mudou. Em um contra-ataque rápido, Thiago Potiguar avançou, invadiu a grande área e antes de finalizar, foi derrubado pelo volante Higor Guimarães. Penalidade, defendida pelo goleiro Beliato, e expulsão do volante proletário.
Para quem esperava uma reação do Confiança, após defesa da cobrança de penâlti, se enganou. Um minuto depois, aproveitando rebote de Beliato, Thiago se redimiu e abriu o placar. E para piorar a situação, dois minutos após, mais um gol da equipe potiguar. O mesmo Thiago avançou pela direita e cruzou rasteiro para dentro da área, para Raul ter apenas o trabalho de desviar do goleiro e ampliar o placar.
Em desvantagem numérica no placar e em campo, a situação para o representante sergipano apenas de complicava, pois com um jogador a menos as chances de chegar com perigo ao gol de Daniel.
O resultado deixou o América com onze pontos ganhos na 7ª posição. Já o time sergipano permanece com seis pontos na nona colocação, dentro da zona de rebaixamento.
E com pressão da torcida junto a comissão técnica e diretoria proletária. Pedindo a saída do treinador Betinho e de alguns jogadores do elenco, em destaque para os meias Wallace Pernambucano e Everton Santos. No próximo domingo (17), o Confiança pegará o Salgueiro, fora de casa, às 16h.
Voltando à série D, e comemorando 78 anos de vida, a Associação Olímpica de Itabaiana, com gol de Léo Paraíba, equipe serrana conquistou três pontos importantes em Pernambuco. O resultado manteve acessa a chance de classificação para a próxima fase.
Com resultado, Itabaiana chega aos oito pontos, na terceira colocação, a um ponto do G-2. No próximo domingo, o tricolor encara o Potiguar, no Mendonção, às 18h.
Ainda neste final de semana, ocorreu a primeira partida da final do campeonato sergipano feminino de futebol. Em Canindé, a equipe local perdeu por 3 a 2 para o Boca Júnior de Estância. Na próxima quarta-feira (13), às 20h no Francão, acontece o jogo de volta, com o Boca jogando pelo empate. Já o Canindé, precisa vencer para levar decisão para os pênaltis.