A primeira parcela de repasse no mês de junho do Fundo de Participação dos Estados (FPE) para o Estado de Sergipe, por parte do Governo Federal, terá uma queda de quase R$ 20 milhões na comparação com o repasse do dia 10 de junho de 2015, de acordo com as informações consolidadas de repasse publicadas pela Secretaria do Tesouro Nacional na quarta-feira, dia 8.
O valor significa para este início de mês uma queda de 15,19%. De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, o repasse programado para essa sexta-feira, dia 10, também será menor que a primeira parcela do mês de junho de 2014. “Iniciamos junho com uma queda real de R$ 19,096 milhões, valor menor que a primeira parcela de junho de 2015 e que a de junho de 2014. O FPE tem se comportado de forma extremamente negativa este ano”, ressaltou.
Passos avalia que a retração da economia está produzindo efeitos negativos para Estados, que inclusive vêm desenvolvendo políticas rigorosas para equilibrar as finanças. “O Governo de Sergipe vem contingenciando gastos com redução de valores de contratos, enxugamento da máquina administrativa, adequações na estrutura de órgãos e secretarias para reduzir o custeio. Por outro lado, a arrecadação estadual também vem sendo incrementada, entretanto os repasses da União estão se comportando bem abaixo do necessário, dificultando equilíbrio financeiro dos Estados”, comentou.
Enviado pela assessoria