Preocupados com o desenvolvimento do estado de Sergipe, os irmãos Fábio Reis, deputado federal pelo PMDB, e Sérgio Reis, atual presidente da Codise, se reuniram com o ministro da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, na tarde desta quarta-feira (18). Eles discutiram propostas de melhorias da infraestrutura portuária do estado de Sergipe e a exportação direta.
O deputado Fábio Reis ressalta que até 90% do suco de laranja produzido no estado é exportado para a Holanda. No entanto, a falta de estrutura no porto de Sergipe obriga o governo a utilizar aqueles localizados em Recife e em Salvador. “Precisamos avançar nesse sentido e realizarmos todo o serviço dentro do nosso estado”, frisou Fábio.
O parlamentar também defende a importância de investimentos. “O Governo Federal precisa investir, mas também precisamos de investidores privados”, disse. “A alta do dólar pode representar aumento nas exportações e, consequentemente, melhorias na nossa balança comercial. Sendo assim, investimentos desse porte são de grande importância e urgência para o estado”, concluiu.
Para o presidente da Codise, Sérgio Reis, a infraestrutura portuária é um dos grandes gargalos que a Codise tem para deslanchar o polo criado pelo Governo do Estado, a Zona de Processamento de Exportação – área destinada à instalação de empresas. “Grandes indústrias já têm feito contato conosco no sentido de se instalaram no estado. Para isso, são necessárias melhorias tanto no calado como na infraestrutura para o transporte de contêineres”, disse Sérgio.
O ministro, que é do PMDB e colega de Fábio desde a legislatura passada, se comprometeu a visitar Sergipe, que é um dos únicos estados que não têm investimento para essa finalidade.
Uma reunião entre os técnicos da Codise e da secretaria de Portos deve acontecer em breve, quando serão analisados e aprofundados os problemas e as soluções. A expectativa é que, em seguida, o ministro visite Sergipe levando boas notícias ao governador Jackson Barreto.