Avanço é fruto de um trabalho intenso de conscientização realizado pela companhia
A Sergipe Gás S/A (Sergas) alcançou um marco importante em suas operações: já são 110 dias sem registros de quebra e/ou perda de contenção (interferência) nas redes de distribuição de gás natural canalizado, um recorde que ultrapassa os 95 dias anteriores. Esse avanço é fruto de um trabalho intenso de conscientização realizado pela Sergas com empresas e instituições ligadas ao setor da construção civil, visando prevenir riscos e garantir a segurança das operações.
Segundo o técnico da Gerência de Engenharia da Sergas, Alisson Santos, a maioria das interferências ocorre quando pessoas desavisadas escavam o solo, muitas vezes de forma irregular e sem a devida autorização dos órgãos técnicos responsáveis. “Para realizar uma obra, é necessário obter a licença dos órgãos técnicos e seguir todos os cuidados ao acessar o solo, inclusive observar as áreas onde a escavação é proibida”, explica Alisson.
A empresa investiu em diversas formas de sinalização – incluindo tachões, marcos, placas e adesivos espalhados pela cidade – para alertar sobre a presença da rede subterrânea de gás. “Esses avisos são destinados a cidadãos e clientes que pretendem realizar trabalhos de escavação, para que evitem interferir em nossa infraestrutura. Infelizmente, apesar de toda a sinalização, ainda ocorrem incidentes”, afirmou o técnico.
Para prevenir esses riscos, a Sergas tem promovido, desde maio de 2023, palestras e encontros de conscientização para representantes de prefeituras, concessionárias públicas e construtoras, além de outros agentes que utilizam o solo para diferentes atividades. “Esse trabalho em conjunto tem dado certo. Foi um desafio enriquecedor”, comentou Alisson, destacando o impacto positivo dessa iniciativa.
Em caso de interferência acidental na rede, a equipe técnica da Sergas age rapidamente para avaliar os danos e realizar os reparos necessários, buscando garantir o fornecimento contínuo de gás à população. “Nossa maior preocupação é com a segurança e o desabastecimento de gás natural. Assim que ocorre uma quebra de rede, identificamos o causador do dano e realizamos os reparos necessários”, acrescenta Alisson.
O gás natural, embora seja mais leve que o ar e tenda a se dissipar, ainda representa um risco de incêndio. Em caso de vazamento, a Sergas orienta a população a adotar medidas preventivas imediatas. “Nossa recomendação é isolar a área e evitar o uso de celulares e cigarros próximos. Veículos, como retroescavadeiras, também devem ter o motor desligado. E, claro, acionar a Sergas imediatamente”, conclui o técnico.
Em caso de emergência, a população pode ligar para o Plantão 24 horas (79) 99981-5090/0800-284-7976 ou acessar pelo endereço www.sergipegas.com.br/plantao/.