Em discurso no Senado da República, a senadora sergipana Maria do Carmo Alves (DEM) defendeu a necessidade da equipe econômica do Governo, bem como os segmentos organizados, discutirem alternativas que resultem na contenção dos sucessivos aumentos dos combustíveis. Essa questão, de acordo com a parlamentar, ficou evidenciada durante a paralisação dos caminhoneiros em todo o Brasil que trouxe sérias consequências em todas as áreas.
“Temos que trazer essa questão à luz e percebermos que os aumentos desenfreados têm transtornado a vida dos brasileiros de todas as classes e,especialmente,tem atingido os mais pobres”, disse Maria, observando que isso resulta no encarecimento de produtos e serviços essenciais, como o gás de cozinha. “Os supermercados e as mercearias ficaram com prateleiras vazias, gerando pânico na população. Sem contar com o elevado preço do botijão de 13 quilos que, em Sergipe, por exemplo, chegou a ser vendido em alguns pontos por até R$ 120”.
O efeito da paralisação, observou a senadora, foi sentido em todos os Estados e por todos os setores produtivos e demonstra quão imperativo é discutir alternativas que visem uma política mais eficiente e menos nociva, de modo a permitir que os brasileiros possam ter tranquilidade para comprar o seu combustível, o seu gás de cozinha e os produtos, especialmente, de primeira necessidade, sem sobressaltos.
Enviado pela assessoria