Com o objetivo de estimular o pensamento crítico e a adoção de práticas sustentáveis por alunos do Programa de Aprendizagem, o Sistema Fecomércio-Senac lança por meio do Programa Senac Pleno, a Gincana Senac Aprendiz Sustentável. O evento que encerrará no dia 11 de junho, das 9 às 12h30, no Ginásio de Esportes Charles Moritz, envolveu 17 turmas do programa, totalizando 360 alunos de unidades do Senac de cinco municípios sergipanos: Aracaju, Itabaiana, Lagarto, Tobias Barreto e Nossa Senhora da Glória.
Os alunos se dedicam a cumprir seis provas, desenvolvidas ao longo de dois meses, cujas temáticas são: gerenciamento de resíduos sólidos(coleta de instrumentos de escrita, de resíduos eletroeletrônicos, de higiene pessoal); consumo consciente de água e de energia elétrica; arborização urbana(cultivo de uma árvore); inovação para a sustentabilidade (aprendiz inventor) e desafios ambientais. A ideia é engajar esses futuros jovens profissionais na busca pela sustentabilidade e torná-los agentes de transformação em seus núcleos familiares e de empresas.
Para a tarefa de gerenciamento de resíduos sólidos, os materiais recolhidos pelas diversas turmas serão encaminhados para empresas que trabalham com a logística reversa, como a ECO TI Logística Reversa de Eletroeletrônicos, Projeto Reviravolta e TerraCycle, evitando o descarte de aparelhos no meio-ambiente. O Instituto Canto Vivo fez a doação de sementes e promoveu oficinas de plantio para os representantes das turmas, para auxiliar os alunos na atividade de arborização urbana.
Segundo o presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, a gincana foi uma atividade importante para aumentar a conscientização dos alunos das unidades do Senac, quanto à sustentabilidade e respeito ao meio-ambiente.
“Despertar e fortalecer a consciência cidadã e responsabilidade sustentável em nossos alunos é uma das missões do Senac. As pessoas devem saber conservar e ajudar a melhorar o local em que vivem. Preservar o meio-ambiente é o melhor mecanismo para uma sociedade autossustentável e responsável com o lugar em que vivemos. Iniciativas como a gincana nos fazem entender ainda melhor como devemos proceder para cuidar do que é nosso, do que é de todos”, destacou.
De acordo com o coordenador da gincana e gestor ambiental do Senac, Adolfo Hubner, à medida que os jovens se envolvem com o cumprimento das provas, mais os tornam agentes multiplicadores dos conceitos ambientais, seja no ambiente escolar, familiar social e profissional.
Por Márcio Rocha