Nesta quinta-feira, dia 4, o senador Rogério Carvalho (PT/SE) participou de uma reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, para discutir a implantação de novos campi do Instituto Federal de Sergipe (IFS) em Japaratuba e Aracaju, além do campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no município de Estância. Durante o encontro, Rogério Carvalho enfatizou a importância de localizar o campus do IFS na zona norte da capital sergipana, uma área menos favorecida economicamente.
“Em Aracaju, tudo está se concentrando na zona sul, e empreendimentos públicos na zona norte podem melhorar as condições de vida e as oportunidades de trabalho para essa população”, afirmou o senador.
Já sobre a unidade do IFS em Japaratuba, Carvalho destacou a necessidade de que o empreendimento público esteja situado em uma área que facilite a vida dos moradores, aumente o sentimento de pertencimento e promova outras atividades econômicas na região. “A localização deve ser estratégica para trazer melhorias e oportunidades para a comunidade local”, acrescentou.
Em relação ao campus da UFS em Estância, o senador defendeu que a nova unidade se concentre em áreas como engenharia, mecatrônica e administração, visando a formação de profissionais qualificados para a indústria. “Já temos o campus da saúde em Lagarto, especializado nessa área, e o campus do Sertão, voltado para ciências agrárias. Portanto, em Estância, é importante que seja direcionado para áreas como engenharia, mecatrônica e administração, visando a formação de quadros para a indústria”, explicou.
Ainda durante a reunião, também foram abordados outros temas ligados à ampliação de investimentos voltados à educação superior em Sergipe. “Dialogamos sobre os investimentos que o presidente Lula tem feito no estado de Sergipe através do MEC, em diversos programas, como o governo da escola, educação em tempo integral e modernização das escolas”, concluiu o senador Rogério Carvalho.
Enviado pela assessoria/Fotos: Daniel Gomes/Assessoria de Comunicação