Por Joedson Telles
O senador Rogério Carvalho promete levar à Justiça qualquer um que ventilar o que ele define como fake news: uma sociedade entre ele e o ex-prefeito Sukita em torno de uma emissora de rádio.
O senador já explicou que não existe a tal sociedade, que não é proprietário de rádio, mas sempre há quem divulgue isso sem apresentar provas.
Rogério agirá de forma correta, se, de fato, buscar o caminho da Justiça. Aliás, o senador tem o dever de acionar o Poder Judiciário para combater qualquer notícia falsa. É um homem público e uma ação judicial, neste caso, teria também um efeito pedagógico.
Com a devida publicidade, certamente, a ação judicial intimidaria a divulgação de novas notícias falsas que atingiriam não apenas a imagem de Rogério como também a de outras pessoas – inclusive fora do meio político.
Divulgar uma notícia sem a necessidade de comprovar a veracidade – muitas vezes com o objetivo flagrante de atingir a honra alheia -, lamentavelmente, virou moda com as redes sociais. Qualquer um diz o que quer, contra quem quer, e, na maioria das vezes, não é responsabilizado. A pessoa atingida que trate de negar, e, em muitos casos, conviver com a dúvida que, certamente, permanece no coletivo.
Sentindo o problema na pele, o senador Rogério Carvalho tem a oportunidade de ajudar diretamente a combater esse mal. Basta cumprir o que prometeu.
Foto: Janaína Santos