Na manhã desta quinta-feira, dia 17, o senador Rogério Carvalho (PT/SE) lançou luz sobre suas previsões aguardadas com ansiedade em relação ao agendado depoimento do hacker Walter Delgatti. O depoimento está marcado para ocorrer na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que está investigando os perturbadores atos terroristas que abalaram Brasília em 08 de janeiro de 2023.
Carvalho comentou suas expectativa pelas possíveis revelações que Delgatti poderá apresentar. Ele acredita que, dado o histórico do depoente, muitas questões poderão ser elucidadas ao longo do dia. “A grande expectativa é o depoimento do hacker Walter Delgatti, que já possui histórico de envolvimento em diversos processos e prisões. Hoje, espera-se que ele confirme ter recebido pagamento de Carla Zambelli para tentar driblar o sistema de segurança das urnas eletrônicas – um intento que, embora fracassado, lhe conferiu acesso à senha de um juiz, resultando na falsificação de um pedido de prisão contra Alexandre de Moraes”, afirmou.
Rogério Carvalho não poupou em realçar a relevância potencial dessas revelações para esclarecer o grau de envolvimento do ex-presidente Bolsonaro e seus aliados nas tentativas de subverter os alicerces da democracia brasileira. “Estamos falando sobre as incursões que Bolsonaro fez para minar a democracia e até mesmo tentar dar um golpe de estado. A postura autoritária de Bolsonaro é patente, ele claramente não compartilha dos princípios democráticos”, disse.
“Cada uma das ações perpetradas por Bolsonaro tem sido conduzida no intuito de desmantelar nosso sistema democrático e consolidar seu próprio poder. Hoje é um dia que promete revelações de grande impacto. Estamos prontos para os procedimentos!”, acrescentou.
Enquanto a CPMI mantém seu curso, continuou o senador, as expectativas em torno das revelações possíveis de Walter Delgatti, assim como as consequências potenciais dessas informações para o panorama político brasileiro, estão atingindo novas alturas. “A busca pela verdade e a preservação das fundações democráticas do país permanecem como focos centrais, à medida que as investigações continuam a lançar luz sobre os eventos terroristas ocorridos no início deste ano”, concluiu.
Enviado pela Assessoria de Comunicação/Foto: Daniel Gomes/Assessoria de Comunicação