O deputado federal Rodrigo Valadares (UB) usou a tribuna, na última terça-feira, dia 21, para demonstrar a sua indignação diante da possibilidade de o Governo Federal taxar compras vindas do exterior – como a Shein, shopee entre outras. A proposta vem de deputados e senadores que solicitaram ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que atue pelo fim do que nomearam por “contrabando digital”.
Em seu argumento, o parlamentar apresentou um exemplo de uma jovem de classe baixa que deseja adquirir uma roupa da moda e não consegue comprar nas lojas convencionais pelo alto preço. Desse modo, ela acaba consultando uma das plataformas estrangeiras que, com preços mais em conta, possibilita a aquisição dessa mercadoria.
“O governo Lula, mais uma vez, demonstrando que ignora a classe menos desfavorecida, abre a possibilidade de taxar a sua compra vinda do exterior, como a Shein, shopee e outras plataformas. E mais grave ainda, chamando as milhares de pessoas que compram nessas plataformas de contrabandistas digitais.”, declarou o deputado.
Rodrigo Valadares disse ainda que ele, juntamente com outros deputados do União Brasil, serão contra os aumentos de impostos no país. “É com tristeza que vemos que o atual governo não está preocupado com a classe C e D, mas sim em pagar a conta cara que foi a eleição de Lula. Portanto, priorizando essas pessoas humildes, reafirmo: a chave de nós, do União Brasil, votarmos favorável a aumento de impostos é zero”, finalizou.