A Maloca, a segunda comunidade remanescente quilombola urbana do país e a primeira do Estado vai ser beneficiada com um projeto de reforma de suas unidades residenciais. A afirmação é do vereador Robson Viana (PMDB) que usou a Tribuna da Câmara de Vereadores na tarde desta quarta-feira 8, para destacar que essa ação é fruto de suas reivindicações feitas ao governo do Estado.
Segundo ele, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano já está com um projeto pronto que deverá ser executado no segundo semestre deste ano. “Já há recursos disponíveis”, disse o parlamentar ao frisar que está não é a primeira benfeitoria que consegue emfavor daquela comunidade.
Ele lembra que desde 2005 luta por melhorias para essa comunidade que fica localizada no bairro Getúlio Vargas. “Desde esse período reivindico obras de infraestrutura como forma de garantir melhores condições de vida para as famílias que ali vivem” afirma o vereador ao lembra que a Maloca foi reconhecida em 2007 como comunidade remanescente e que hoje abriga cerca de 70 famílias.
O vereador explica que somente em 2012 conseguiu concretizar suas reivindicações. “Nesse ano o governo Estado atendeu aos meus apelos e investiu em obras de revitalização na Maloca. Agora mais um importante projeto vai ser realizado no local: a reforma das casas”, disse o vereador. Além de melhorias na Maloca, Robson Viana também luta por uma ampla reforma no Centro de Criatividade, que na próxima sexta-feira, 10/5 completa 26 anos de fundação.
O Centro de Criatividade foi fundado em 1985, com o intuito de ser um espaço voltado para a arte e educação. Com o passar dos anos, seus diretores foram aderindo a outros rumos e hoje o Centro é conhecido como um local que abriga a mais tradicional arte e a cultura sergipana. “É um espaço de lazer importante para a nossa cultura. Por isso, defendo uma ampla revitalização para que passe a contar com uma estrutura melhor e tenha melhores condições de divulgar nossa arte e nossa rica cultura”, disse ele.
Da Câmara Municipal de Aracaju