O deputado federal Fábio Reis (PMDB) teve seu relatório aprovado, na tarde desta quarta-feira 18, em reunião da Comissão de Esporte. Fábio relatou favoravelmente o projeto de lei da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) que trata da concessão de prêmio e auxílio especial mensal a atletas olímpicos e paraolímpicos.
De acordo com o projeto, devem receber o auxílio atletas que vivam com recursos limitados ou que tenham desenvolvido ou adquirido alguma lesão permanente, decorrente da preparação ou da participação em alguma edição dos Jogos Olímpicos ou Jogos Paraolímpicos.
As medidas preveem o pagamento de um prêmio, uma única vez, no valor de R$ 100 mil, mais o pagamento de um auxílio especial mensal, para complementar a renda mensal do beneficiário até que seja atingido o valor máximo do salário-de-benefício do regime geral de previdência social.
O motivo da apresentação do projeto foi o acidente com a atleta Laís Souza, em janeiro do ano passado, quando se preparava para competir nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, disputados na Rússia. “O trágico acidente da atleta colocou em evidência os riscos de lesão que os atletas de alto rendimento correm e a fragilidade do sistema de assistência e apoio aos atletas que infelizmente sofrem acidentes”, explicou Mara.
O deputado Fábio Reis acredita que o projeto é composto por medidas de proteção mínima para atletas que não eram beneficiários de seguro de vida e contra acidentes. “Esta proposta tem o inegável mérito de valorizar o atleta brasileiro, que exerce sua atividade profissional em condições reconhecidamente desprotegidas, sobretudo aqueles oriundos dos estratos de menor nível socioeconômico”, defendeu o parlamentar.
O deputado federal Valadares Filho (PSB-SE) parabenizou a autora e o relator do projeto. “Gostaria de parabenizar a deputada Mara Gabrilli pela bela iniciativa deste projeto e o deputado Fábio Reis pelo relatório acertado não só nas argumentações, mas também pelo voto favorável ao projeto”, felicitou.
Fábio e Sérgio Reis cobram investimentos do ministério do Turismo
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) e o presidente da Codise, Sérgio Reis, visitaram o ministro do turismo, Vinícius Lages, e cobraram a construção de uma ponte entre Sergipe e Alagoas e recursos para as obras na orla do Rio Cotinguiba, em Laranjeiras.
Fábio Reis pediu ao ministro uma solução para as obras de revitalização da orla do Rio Cotinguiba, que estão paralisadas por falta de recursos orçamentários. Para o parlamentar, essa obra é de extrema importância para o turismo do município. “Laranjeiras é uma cidade histórica, patrimônio histórico estadual e municipal, sendo o berço da cultura sergipana e muito visitada durante o ano inteiro”, afirmou. “Essa obra valorizará ainda mais as riquezas do município, além de desenvolver o crescimento local”, concluiu.
De acordo com Vinícius Lages, até o fim do ano o ministério complementará o empenho para a conclusão da obra.
O presidente da Codise, Sérgio Reis, também pediu ao ministro prioridade na construção da ponte que ligará os estados de Sergipe e Alagoas. De acordo com Sérgio, há um grupo de empresários dispostos a investir no turismo na região de Brejo Grande com a construção de um resort e a construção da ponte que ligará Brejo Grande a Piaçabuçu será de extrema importância para este projeto.
“Esta obra vai interligar os dois estados e dará prosseguimento à rota turística do estado, além de promover ainda mais o turismo na região. O quadro socioeconômico regional também será promovido com a geração de emprego e renda”, frisou Sérgio. “Essa obra é uma prioridade do governador Jackson Barreto e, por isso, estamos correndo atrás desses investimentos em infraestrutura para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico”, explicou.
O ministro informou que vai tratar o assunto como prioridade e também pediu apoio do deputado na liberação de recursos por meio de uma emenda de Comissão junto à Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados.