Assistidos pelo Perímetro Irrigado Jacarecica II (Pejac II), da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), irrigantes de Riachuelo tem novo canal para escoar a produção, a “Quarta-Feira Verde”. Organizada pela prefeitura desde 28 de agosto, a feira está em sua quarta edição e contempla, exclusivamente, agricultores do município, incentivando a comercialização dos alimentos cultivados por eles, no Mercado Municipal da Cidade semanalmente, das 17h às 22h.
O Pejac II tem sua área abrangendo os municípios de Malhador, Areia Branca e Riachuelo, neste contempla – com a água de irrigação – os povoamentos Colônia Penha e Assentamento Cerqueiro. É graças a irrigação, fornecida através da barragem da Cohidro no Rio Jacarecica e também pela assistência técnica fornecida pela Companhia, que os agricultores das duas localidades têm a capacidade de cultivar a gama de alimentos que agora atendem a Feira semanal, promovida pela administração municipal.
O ex-deputado estadual Mardoqueu Bodano, presidente da Cohidro, vê com bons olhos a iniciativa da Prefeitura Municipal de Riachuelo, que promove a comercialização do que é produzido no Pejac II. “Parabenizo a prefeita Cândida Leite e sua equipe de governo por criara Feira. Está sendo um complemento ao apoio que o Governo do Estado dá ao irrigante e que funcionará em perfeita sinergia. Não há como produzir com excelência, como acontece nos perímetros, sem a irrigação, mas também não há como garantir retorno financeiro satisfatório sem que sejam fornecidos meios de aproximar, o pequeno produtor, do consumidor, eliminando intermediários”.
Enviado pela assessoria da Cohidro