Premiado entre os três melhores projetos de todo o país, no I Workshop de Segurança Pública do Nordeste, realizado no último dia 16 de outubro em Natal, o “Projeto Guarda cidadã”, da Guarda Municipal de Aracaju, que se apropria da linguagem lúdica do teatro de bonecos para disseminar a cultura de paz e cidadania. O projeto nascido na capital aracajuana ganhou notoriedade e reconhecimento em todo o país e já começa a ser replicado por outras instituições, encantando centenas de autoridades, gestores, intelectuais e pensadores da Segurança Pública que estiveram presentes no Workshop.
Em reconhecimento ao brilhante trabalho desenvolvido pelos GMs que compõem o grupo de Teatro de Bonecos da GMA, a secretária Georlize Teles levou ao importante certame, o GM Marcílio Barbosa, coordenador do “Guarda cidadã”, para apresentar aos presentes o projeto. Durante a explanação, o Projeto Guarda Cidadã foi ovacionado, reconhecido como exemplo de atuação, graças ao empoderamento que gera junto às comunidades que o recepcionam.
Com uma abordagem cidadã,o grupo formado por oito GMs, leva um outro olhar à corporação; demonstrando o quanto é possível intervir positivamente na sociedade,por meio de ações preventivas e aproximadoras, gerando resultados surpreendentes.
Fruto do compromisso da secretária municipal da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, do empenho do comando da GMA e, sobretudo, do engajamento dos GMs que se esmeram em ofertar uma prestação de serviço à comunidade, por meio de apresentações teatrais que abordam conteúdos educativos, a exemplo de temas como: Drogas, bullyng, acessibilidade, boa educação, comportamento e valores, depredação ao patrimônio público, higiene bucal entre outros.
Agenda lotada
Voltado especialmente para o público infantil, trabalhando com vistas a formar uma base sólida de valores para as próximas gerações, evitando a aproximação de atos ilícitos e criminalidade, o “Guarda Cidadã”, cumpre uma apertada agenda de apresentações até o fim do ano de 2015, só dispondo de vagas para agenda em 2016.
Vale ressaltar que o grupo realiza suas apresentações sem qualquer custo, levando consigo toda estrutura de som, do teatro, além de contar com transporte próprio, não gerando qualquer custo às entidades, escolas e instituições que os recebem.
Escolas municipais, escolas particulares, Associações de Moradores, Igrejas, entidades beneficentes, entre outros, são alguns dos espaços das apresentações.
Uma das últimas apresentações do ano, será no dia 24 de novembro na AVOSOS.
Agendamento
Escolas e instituições que tenham o desejo de receber o Teatro de Bonecos, podem agendar uma data,pelo telefone 153, ou entrar em contato com o coordenador Marcílio Barbosa, pelo telefone 988288617.
Enviado pela assessoria