A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) deve apreciar, nesta terça-feira, dia 3, o Projeto de Resolução (PRS 59/2019), de autoria da senadora Maria do Carmo Alves (DEM), que institui o Prêmio Rui Barbosa, dedicando-o aos que oferecem relevante contribuição ao Poder Legislativo e às carreiras jurídica e diplomática.
A ideia, de acordo com a senadora, é contemplar, a cada dois anos, pessoas que, no país, contribuíram com as áreas propostas pelo Projeto de Resolução do Senado. Maria lembrou que o prêmio será oferecido a legisladores que, no âmbito do Poder Legislativo brasileiro, tenham apresentado proposições legislativas inovadoras, com reconhecido impacto social.
“Na prática, o nosso propósito é homenagear o grande brasileiro que foi Rui Barbosa (1849-1923), cuja trajetória se confunde com a história da nossa República”, explicou a parlamentar, ressaltando que ele teve importante atuação política, assim como diplomata e jurista, chegando a representar o Brasil na Conferência de Haia, em 1907, onde foi reconhecido como “O Águia de Haia”.
“É sem dúvida, o detentor de uma das mais ricas biografias de nossa pátria, e nada mais justo que valorizar e, também, homenagear pessoas vinculadas ao Poder Legislativo e às carreiras jurídica e diplomática que tenham contribuído com o seu trabalho e conhecimento para o engrandecimento de nosso país”, ressaltou a senadora, lembrando que a honraria será dividida em quatro categorias: nacional, estadual e distrital, municipal e in memoriam.
Enviado pela assessoria