O governador Jackson Barreto se reuniu nesta sexta-feira, 24, com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, e com o empresário José Antônio, da Torre Empreendimentos, para verificar o andamento de grandes obras do Proinveste, que juntas somam aproximadamente R$ 167 milhões em investimentos. Destas, quatro são importantes rodovias, a Itabaiana-Itaporanga, Pirambu-Pacatuba, Japoatã-Propriá e Novo Contorno de Itabaianinha, fundamentais para a economia e segurança dos cidadãos que se locomovem nos locais onde estão sendo implantadas. A outra diz respeito à revitalização do sistema viário de todo o Centro Administrativo de Aracaju, no Bairro Capucho.
Só nestas quatro rodovias, são cerca de R$ 120 milhões que estão sendo investidos pelo Governo do Estado, através do Proinveste. Somado aos quase R$ 5 milhões investidos na já concluída rodovia SE-42, outra obra Proinveste, que liga os povoados Santa Cruz e São Miguel à sede do município de Propriá, são R$ 125 milhões do Proinveste, só em obras em rodovias concluídas ou em andamento, que já estão sendo transformados em benefícios concretos para a população.
Pirambu-Pacatuba
No próximo dia 6 de maio, Jackson Barreto lançará oficialmente a obra da Se-100 Norte, um sonho das comunidades locais que vinha sendo batalhado com muita determinação pelo governador. A rodovia, que ligará Pirambu a Pacatuba, é altamente significativa para o desenvolvimento da região, pois fomentará o turismo e alavancará a economia do Litoral Norte sergipano, contribuindo ainda para a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Baixo São Francisco, o que é uma prioridade no governo Jackson Barreto.
Orçada em R$ 38.775.579,02, a obra aguardava a autorização do – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- Iphan, através da análise dos sítios arqueológicos da área, para poder ser iniciada. O Instituto já liberou o inicio das obras em 21 km da rodovia, 12,7 km no lado de Pirambu e 8,3 km do lado de Pacatuba. Ao todo a rodovia terá 46 km de extensão.
A rodovia, que integra o elenco de obras que fazem parte do Proinveste, inicia-se no povoado Aguilhadas, em Pirambu e vai até o povoado Atalho, em Pacatuba, complementando a integração do litoral Norte sergipano, permitindo o acesso por via litorânea às margens do rio São Francisco, complementando a ligação de todo o litoral sergipano por rodovias.
“Com a construção da ponte Gilberto Amado e agora, com a implantação da Rodovia SE-100 Norte, Sergipe terá todo seu litoral integrado por vias rodoviárias de Brejo Grande até Indiaroba. Além disso, abre uma nova fronteira turística naquela região sergipana cheia de belezas naturais, criando oportunidades de investimento e propiciando a geração de emprego e renda para as populações dos municípios ribeirinhos do Baixo São Francisco. Este projeto faz parte de uma malha viária que está sendo adotada em todo o estado e vai se integrar às rodovias que foram construídas ligando Ilha das Flores a Neópolis; Neopólis a Propriá e a que está em andamento, ligando Propriá a Japoatã. Estamos fazendo a integração de todo o estado, através de uma malha viária que leva segurança, conforto e desenvolvimento aos sergipanos”, destacou o governador.
Rodovia Itaporanga-Itabaiana
A partir de um investimento de R$ 58.140.592,81, a Rota do Agreste, que interligará a BR-235, nas proximidades do povoado Rio das Pedras, município de Itabaiana (Km 44) e a BR-101, no povoado Aningas, município de Itaporanga D’Ajuda (Km 108,5) segue ganhando forma, com 20 km de terraplanagem já concluídos. Quem comumente passa pela BR-101, mal nota que a alguns quilômetros dali, os trabalhadores abrem um novo caminho que ajudará a fortalecer a economia de Itabaiana e Itaporanga. Pois, quando concluída, a obra facilitará o escoamento da produção agrícola regional e encurtará a distância entre os territórios Sul e Agreste Central Sergipano.
Com 52 km de extensão, a rodovia terá duas pontes em seu percurso, uma na altura do Km 21 e outra nas imediações do Km 35. Além dos povoados São José, Mangabeiras e Mangueira, em Itabaiana, a estrada cortará os povoados Boqueirão, Pedrinhas e Serra Comprida (Areia Branca), Ipanema (São Cristóvão), Cajueiro, Garoba, Iraque e Mata do Alecrim, em Itaporanga D’Ajuda.
Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa, os benefícios da rodovia serão incalculáveis. “Essa rodovia será um divisor de águas na economia do estado, sobretudo para o município de Itabaiana, visto que aproximará mercados consumidores da produção agrícola, a exemplo de Salvador e outras cidades da Bahia. Além disso, a obra trará melhoria do bem-estar de milhares de famílias residentes em toda a sua extensão, uma vez que, ficarão livres de situações recorrentes como poeira e lamaçais”, afirma.
Rodovia Japoatã – Propriá
Outra via que vai ajudar no desenvolvimento do Baixo São Francisco, é a rodovia Japoatã-Propriá. Com 14 km de extensão, ela encurtará a distância dos dois municípios em aproximadamente 20 km, facilitando o escoamento da produção de leite, arroz, carnes, coco da Bahia, banana, cana-de-açúcar, entre outros produtos, bem como o acesso aos municípios de Santana do São Francisco e Neópolis, no território do Baixo São Francisco, às cidades do Alto Sertão Sergipano e ainda aos municípios litorâneos de Pacatuba e Brejo Grande.
A obra, fruto de um investimento de R$ 11.232.192,79, está em andamento, sendo que a base e a sub-base da rodovia já estão implantadas. Valmor Barbosa explica que a rodovia era um antigo sonho da população e também impulsionará o desenvolvimento local.
Novo Contorno de Itabaianinha
Outra grande obra financiada com recursos do Proinveste e que vai promover grandes melhorias é a do contorno rodoviário e pavimentação de Itabaianinha. O anel viário vai desviar o tráfego de veículos pesados da sede municipal, garantindo mais segurança aos moradores, pedestres e motoristas.
Segundo Valmor Barbosa, a obra, que possui 7 km de extensão e onde estão sendo investidos R$ 11.796.607,16, está 80% concluída e a previsão é de que até a primeira quinzena de maio a seja finalizada.
“Este contorno é justamente para tirar o tráfego pesado de dentro da cidade, cuja economia é forte pelo polo ceramista, e passar na parte adjacente a área urbana, Com isso a gente melhora o trânsito, a mobilidade e segurança às pessoas que trafegam ali, que não precisarão mais dividir a via com os caminhões carregados com telhas e blocos”, informa Valmor.
Centro Administrativo Augusto Franco
Também está em andamento, em fase de drenagem da área, a revitalização do sistema viário de todo o Centro Administrativo de Aracaju, no Bairro Capucho. A recuperação da área que compreende o Centro Administrativo governador Augusto Franco [construído na década de 70] vai dar mais conforto e segurança para os servidores e as pessoas que frequentam os órgãos públicos [Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite, Secretaria da Fazenda, Hospital de Urgência de Sergipe, Centro de Hemoterapia de Sergipe, Centro de Referência da Mulher, Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, Complexo de Operações da Polícia Civil, Tribunal de Contas do Estado, Justiça Federal de Sergipe, Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, Tribunal de Contas da União, Regional do Trabalho, Fórum Gumersindo Bessa e Ministério Público Estadual] instalados na região.
A obra, no valor de R$ 14.992.304,43 e com extensão de 6 Km, também interfere positivamente no acesso ao Hospital do Câncer e do Centro de Reabilitação para Pessoas com Deficiência, que também estão sendo construídos pelo Governo do Estado na região.
Enviado pela assessoria