Independente do dia da semana ou do que diz a meteorologia, eles vencem todos os obstáculos para estarem o máximo de dias possíveis no Arraiá do Povo. As razões que movem os maratonistas de shows a comparecerem à Orla da Atalaia para prestigiar as apresentações tanto na Vila do Forró quanto no Palco Rogério são diversas. Para uns é a chance de se aproximarem dos seus artistas favoritos. Enquanto para outros é a manifestação clara da paixão pelo forró e pelas tradições juninas.
A administradora Ana Luiza, de 25 anos, é uma maratonista de Arraiá do Povo. A proximidade do local do evento com a sua casa, facilitou que ela estivesse em quase todos os dias do Arraiá do Povo. “Sou apaixonada pelo São João. Eu achei a programação também muito boa e acho única essa energia do mês de junho, principalmente para a gente aqui de Sergipe”, afirmou Ana.
Os únicos dois dias que a administradora não compareceu ao Arraiá do Povo foram por questão de saúde e quando optou por descansar. “Teve um dia que infelizmente eu peguei uma virose e não consegui vir e outro dia realmente eu optei por descansar. A energia me faz querer estar aqui sempre, até cansada, porque eu acordo cedo para ir trabalhar, mas já passo o trabalho todo pensando qual vai ser a festa da noite”, disse.
Ana Luiza conta que, ainda, pretende vir todos os dias que restam de Arraiá do Povo. A energia contagiou sua amiga Eugênia Grito, sergipana que mora no Rio de Janeiro e que está passando férias em Aracaju.
“Já peguei as dicas. Tô vindo com ela e me sentindo segura aqui, é a minha guia. Dos que vão acontecer, ainda quero assistir Flávio José, que eu sou muito fã”, afirmou Eugênia.
Assim como as duas amigas, Felipe Matos, de 22 anos, também tem no próprio forró a principal motivação para comparecer ao Arraiá do Povo. “Para mim é a vontade de celebrar essa festa que tem todo ano. Eu acho muito empolgante, principalmente nesses últimos dias que passou o São João, já está próximo de São Pedro, é muito marcante”, contou o aracajuano que esteve pela oitava vez no evento.
A escolha pelo Arraiá do Povo se dá pela oportunidade de ver seus artistas favoritos, além do conforto proporcionado pelo espaço. “Gostei dos shows de Zé Vaqueiro, Xand e Iguinho e Lulinha. Aqui tem uma vibe melhor, é um lugar muito espaçoso e me sinto mais à vontade para curtir mais” relatou Felipe.
Para aproveitar tantos dias de festa, os maratonistas criaram mecanismos especiais. O alagoano Ítalo Freire, de 19 anos, reside há alguns anos em Aracaju e está em seu nono dia no Arraiá do Povo. Para ele, o esquema para ter pique envolve uma boa alimentação antes da festa. “Essa é minha nona noite. O segredo é você comer antes, se alimentar. Como aquele pratão de baião. Quando chega à noite, já estou pronto”, detalhou Ítalo.
Segundo o jovem, seus shows favoritos até o momento foram os de Iguinho e Lulinha e Nattanzinho. “Arranjei uma menina para dançar a noite toda. Escolhi o Arraiá do Povo porque além dos artistas também é perto da minha casa, tem uma comodidade, uma facilidade”, complementou.
Segundo a estudante Luísa Marinho, de 17 anos, que sempre vem acompanhada de sua mãe, Helena Marinho, o segredo para estar presente em mais de um dia de show é descansar. “Vim todos os dias que eu pude, tem um monte de cantor bom, eu adoro Chiko Queiroga. É descansar, tomar muito energético, porque vale a pena. Meu artista favorito do Arraiá foi Nattan, foi o show que eu mais gostei”, pontuou Luísa, que esteve pela quinta vez no Arraiá do Povo.
Para ela, tanto a localização quanto a programação foram fatores determinantes para voltar tantas vezes ao Arraiá. “A localização é ótima, é aqui do lado da praia, e tem um monte de atração boa nos 60 dias de forró, é ótimo, estou adorando”, finalizou.
País do forró
Durante 60 dias, o clima junino tomará conta do estado, fortalecendo o turismo, a cultura popular e aquecendo a economia em vários setores envolvidos na realização dos eventos. A programação do Arraiá do Povo e Vila do Forró é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria Especial da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Banese, com apoio da Energisa, Netiz e Shopping Jardins, e patrocínio da Eneva, Pisolar, Deso, Maratá, GBarbosa e Serviço Social do Comércio (Sesc).
Foto: Diego Souza