Dentro das comemorações do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa de Sergipe, através do seu presidente e deputado Luciano Bispo (MDB), instalou na manhã dessa quinta-feira (8), no plenário da Casa, a Procuradoria Especial da Mulher, designando a deputada Goretti Reis (MDB) para a função e a deputada Ana Lúcia (PT) para o posto de procuradora adjunta.
Ao fazer o anúncio, Luciano Bispo disse que a Procuradoria tem a finalidade de promover mais efetiva participação e a defesa dos direitos das mulheres. “Órgãos idênticos já existem e funcionam em outros Poderes Legislativos, inclusive no âmbito do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e de outras Assembleias”
Em seguida, o presidente disse que Procuradoria Especial desenvolverá discussões que visem à promoção da igualdade de gênero, e participará do planejamento e fiscalização de ações de prevenção e combate à violência contra a mulher, articulando-se com órgãos congêneres e com os órgãos de segurança, quando necessário.
“Temos tido conhecimento da escalada da violência contra a Mulher no País. Nossa sociedade não admite esse tipo de situação e a classe política também não admite. Todos nós temos o dever de repudiar firmemente qualquer tipo de violência, inclusive aquela praticada contra a Mulher justamente por sua condição de Mulher”, disse Luciano Bispo, desejando sorte na implantação e na condução.
ALM_9394A deputada Goretti Reis agradeceu a confiança do presidente pela indicação e disse que pretende empreender o melhor na Procuradoria e conta com o apoio dos demais colegas de parlamento. “A proposta é de fazer a interlocução com os órgãos e demais poderes para que a gente, efetivamente, consiga melhorar as políticas públicas de atendimento à mulher. Isso é muito importante para a gente poder fiscalizar, acompanhar e até modificar alguma legislação para que a gente possa avançar”.
“Fico muito feliz e conto com a parceria da deputada estadual Ana Lúcia. Não tenho dúvidas que a deputada Maria Mendonça (PP) também se somará nesta luta, que tem sido uma grande parceira na Frente Parlamentar, como também o deputado Georgeo Passos (PTC), para que a gente continue buscando melhorar as ações e atividades de atenção à mulher”, completou a Procuradora Especial, Goretti Reis.
Por sua vez, a deputada estadual Ana Lúcia falou do desafio de atuar como Procuradora Adjunta e da iniciativa da Alese de instalar a Procuradoria. “É muito importante, a Bahia já a tem há alguns anos porque prioriza os projetos de lei que favorecem a promoção e proteção da mulher, num quadro de muita violência doméstica contra a mulher, principalmente as mais jovens e negras. Vamos intensificar mais as políticas públicas e vamos tornar a Alese ainda mais atuante com relação a esta bandeira da liberdade, da autonomia e da emancipação feminina”.
Da Agência de Notícias Alese
Foto: Jadílson Simões
Goretti Reis em mais eventos alusivos ao Dia da Mulher
Na manhã de hoje, 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher foram realizadas na Assembleia Legislativa de Sergipe diversa palestras e homenagens a mulher. A primeira do dia foi proferida pela pesquisadora e jornalista Cláudia Santiago com a temática “Retrospectiva Histórica- Avanços das Lutas das Mulheres”, por indicação da deputada estadual Ana Lúcia e em seguida a convite da deputada Goretti Reis foi a vez da advogada e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Valdilene Cruz Martins que falou com muita maestria sobre “Família, Violência Doméstica e Lei Maria da Penha”.
A Mesa Diretora foi presidida pela procuradora da Procuradoria da Assembleia Legislativa de Sergipe, a deputada Goretti Reis, empossada nesta manhã. Em sua fala, Cláudia Santiago lembrou que os tempos mudaram e que as mulheres conquistaram alguns direitos, entre eles o do voto e de algumas escolhas como o local de trabalho, a roupa que deseja usar, entre muitas outras coisas e pontuou: “nós mulheres somos ótimas em tudo que fazemos”.
Para Valdilene Martins que defendeu o tema Família, Violência Doméstica e Lei Maria da Penha, “o estupro não viola só o corpo e sim a alma. Infelizmente na sociedade é assim, mulher é a culpa e o homem é a desculpa. Traição é questão de caráter” e encerrou dizendo que as mulheres não precisam de homem, precisam de respeito e que tudo vem depois do não é não.
Homens e mulheres prestigiaram a sessão, entre eles o presidente da Casa, o deputado estadual Luciano Bispo; representando o governador do Estado, Conceição Vieira, a superintendente executiva da Casa Civil; a secretaria adjunta da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos de Sergipe, Roseli Andrade, deputados e os amigos de Goretti Reis, o vereador por Pirambu, Clébio Gomes e a liderança política, João Isaias do bairro Industrial. Na ocasião Goretti Reis ressaltou a importância da OAB, nas pessoas de Valdilene Martins e da Dra. Adélia Pessoa na implantação da Frente Parlamentar em defesa da Mulher, da qual é presidente. “Como disse Valdilene sobre minha posse na Procuradoria, enquanto maior o cargo, maior a responsabilidade. Isso aumenta sim nosso compromisso e sei que com apoio e parcerias que a Frente Parlamentar tem, faremos um serviço para ficar marcado na história de Sergipe, em especial na história das sergipanas”, comentou Goretti agradecendo a participação de todos e todas.
A deputada também participou de uma mesa de conversa sobre a mulher com sua assessora de Comunicação Cristina Rochadel e a vereadora Kitty Lima na Rádio Jornal com o jornalista Carlos Batalha. Dando continuidade a parlamentar fez parte de mais um evento na Assembleia Legislativa, uma sessão especial onde a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado de Sergipe (Feconseg-Se), que é presidida por Ailton Figueirôa, também homenageou mulheres sergipanas.
Por Cristina Rochadel