Durante todo este sábado, 12, a Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início à nova edição do programa “Pró-Mulher… Pró-Família…” que foi realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) José Machado de Souza, localizada no bairro Santos Dumont. Tendo como carro-chefe a questão da prevenção, da promoção e da detecção precoce do câncer de colo uterino e de mama foram ofertados exames de lâmina e exames clínicos das mamas. Além disso, o serviço ofertou diversos atendimentos de saúde, com aplicação de vacinas, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, consultas médicas e odontológicas, consultas de primeira vez do pré-natal, verificação de glicemia e pressão arterial, testes de gravidez, entre outros. Ao todo, 1.782 atendimentos foram ofertados.
De acordo com a coordenadora do Pró-Mulher… Pró-Família…, Patrícia Ribeiro Rocha, o programa iniciou há décadas e foi idealizado por Maria do Carmo Alves, atual secretária municipal da Família e da Assistência Social, que esteve nesta edição do Programa acompanhando as atividades. “É um programa de grande relevância e de grande impacto para a saúde pública do nosso município que constitui-se de ações estratégicas para o enfrentamento dos problemas epidemiológicos, visando a melhoria da qualidade de vida da população aracajuana e promovendo também educação em saúde com distribuição de material educativo”, informou.
Patrícia Ribeiro também agradeceu a parceria de diversos órgãos para a realização deste evento. “Além da presença da idealizadora do programa, Maria do Carmo Alves e de Selma Mesquita, quero agradecer a presença do secretário Municipal de Saúde, Luciano Paz, do vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, da parceria da Emsurb, da Guarda Municipal e da Semfas“, disse a coordenadora.
Segundo a moradora do bairro, Rosivânia Maria, 40, essa é a primeira vez que participa do programa e elogiou a iniciativa dessas ações. “Acho importante o cuidado dos profissionais para nos orientar e ofertar diversos serviços. Eu vim para fazer os exames de mama e de lâmina, e como tenho histórico na família de pessoas que morreu de câncer eu preciso me cuidar para evitar que uma doença apareça. É a segunda vez que faço o exame de mama e fui bem orientada aqui”, ressaltou.
Maria Juleide Sales Santos, 52 anos, já participou do Pró-Mulher Municipal em outras edições e achou bastante proveitoso participar dessa nova edição. “Todos os atendimentos que me interessava eu realizei. Fiz os testes rápidos, verifiquei a pressão arterial e a glicemia e principalmente os exames de lâmina e das mamas, que é a principal alerta que esse programa oferece. Também acho importante a forma que os profissionais nos orientam para que a gente cuide da saúde e para nos despertar sobre essas doenças. Também aproveitei para tirar muitas dúvidas com esses profissionais“, destacou.
Na ocasião, as mulheres que realizaram o exame citopatológico receberam o resultado, fizeram a consulta médica, receberam a medicação e, foram dados os devidos encaminhamentos para os casos com algum tipo de alteração. Com relação ao câncer de mama, foram ofertados os exames clínicos das mamas, e posteriormente, as mulheres na faixa etária acima dos 35 anos, também saíram com sua pré-consulta garantida para a mamografia.
Atendimentos
Durante a ação, 1.782 atendimentos foram realizados. Dentre eles: 117 exames de lâmina; 153 exames clínicos das mamas; 120 marcações de mamografias; 652 testes rápidos de HIV, Sífilis, Hetatite B e C; 127 consultas médicas; 83 consultas odontológicas; 100 verificações de glicemia; 166 aferições de pressão arterial, 138 medicamentos dispensados e 110 realizações de cartão dos SUS, além de duas consultas de primeiras vez do pré-natal e 7 testes de gravidez, sendo 1 positivo. Também aconteceram ações educativas, interativas e de promoção à saúde, com a participação do Programa Academia da Cidade.