Na manhã dessa terça-feira (02/06), no Del Canto Hotel, foi realizada a primeira edição 2015 do “Café com o trade”, evento da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte, em parceria com a rede hoteleira, que tem como tradição o debate e a discussão de temas importantes do turismo sergipano.
No encontro foi debatido o tema: “Ações da segurança nos pontos turísticos” e apresentados aos empresários presentes um panorama das ações realizadas pela Setesp no primeiro semestre de 2015.
Para uma platéia de cerca de 60 pessoas, entre empresários e representantes do trade turístico sergipano, o secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Adilson de Carvalho Júnior disse que nesses seis meses “muito já foi feito para o desenvolvimento do turismo sergipano, ainda há muito a ser realizado”. Lembrou que “Sergipe vive também a crise da economia brasileira, além dos problemas gerados pela deficiente malha aérea que serve ao estado”.
No entanto, revelou que, após reuniões nos últimos meses com as empresas aéreas nacionais em busca da melhoria da malha aérea, os representantes das empresas estarão em Sergipe nos próximos dias para discutir e apresentar propostas, parâmetros e contrapartidas à Secretaria do Turismo e do Esporte e à Secretaria da Fazenda, para garantir a redução das alíquotas de ICMS incidentes sobre o querosene de aviação (QVA), hoje em 17%, para valor compatível para atração de novos voos para o Aeroporto de Aracaju.
Adilson Júnior informou que esse pleito tem o aval e o apoio do governador Jackson Barreto, que tem se empenhado pessoalmente para se chegar a uma solução que seja benéfica ao Estado de Sergipe.
Ao responder a indagação de representantes da hotelaria, que se queixam das baixas taxas de ocupação nos últimos meses, o secretário fez questão de frisar que o “Café com o trade” é um fórum permanente para debates, discussões e reivindicações e que o governo do Estado busca dar soluções a esses problemas, através de ações que contribuam efetivamente para a melhoria da atividade econômica do turismo.
Anunciou ao empresariado que os editais referentes às licitações de reforma, ampliação e climatização do Centro de Convenções de Sergipe e os relativos a eventos e publicidade, com recursos do Prodetur, estarão disponíveis nacionalmente no decorrer desses próximos dias. Voltou a reafirmar que todas as ações decorrentes do Prodetur serão discutidas amplamente com o trade turístico sergipano.
Sobre a questão da segurança nos pontos turísticos, o secretário foi taxativo, deixando claro que há uma integração entre a Secretaria do Turismo e do Esporte e a Secretaria da Segurança Pública. “A Deatur e a CPTUR estão trabalhando, de forma integrada, dentro do conceito de policiamento completo”, completou.
Revelou que há projeto, para um novo sistema de iluminação da orla, com luminárias de “led”, inclusive com a criação de corredores de iluminação próximos à praia, de modo a aumentar a segurança e incentivar a pratica de esportes à noite na areia.
Além do trade turístico, também, participaram do evento o secretário municipal de indústria, comércio e turismo de Aracaju, Walker Carvalho, o capitão PM Jorge Cirilo (comandante da CPTUR), o delegado Fernando Melo (Deatur), Daniela Mesquita (ABIH), Sérgio Oliveira (Abav) e Augusto Carvalho (Abrasel).
Enviado pela assessoria