O presidente da Câmara de Aracaju, o vereador Vinicius Porto (DEM), voltou, nesta quarta-feira 18, a explicar a polêmica envolvendo ele e o vereador Dr Emerson (PT), por conta da votação do reajuste do IPTU na Casa. “Emerson achou que houve algum equívoco e foi à mídia falando que houve violação de painel (eletrônico da CMA) o que não aconteceu. Quero deixar bem claro para Dr. Emerson e para a população que não aconteceu nada”, ratificou Vinícius, ao ser provocado pelo radialista Jailton Santana, na Ilha FM.
Segundo o presidente da CMA, o vereador Anderson de Tuca chegou à CMA quando a votação já havia iniciado. Fez seu registro e foi votar. “Aí teve que reiniciar a sessão para ele votar. Mas ele só não poderia registrar sua senha se a sessão tivesse terminado. Como a votação estava em pleno recurso, o vereador registrou sua presença e votou. Então, não houve nada. Dr Emerson foi muito infeliz, quando disse que houve violação. Não só Emerson, mas outros vereadores que também falaram sem ter conhecimento de causa. Mas isso não é o ruim. Ruim é procurar a mídia sem ter conhecimento de causa”, disse.
Garantindo lisura e transparência no processo de votação das matérias na CMA, Vinícius lembrou que, antigamente, o voto era secreto, e Aracaju foi um dos primeiros municípios do Brasil a determinar que toda e qualquer votação passasse a ser aberta.
“E toda a população sergipana sabe em que os vereadores votaram. Esse foi um projeto nosso que todos os vereadores abraçaram. Todo e qualquer voto na Câmara é aberto. Então, como pode violar o painel? Forjar uma votação? Toda a população sabe em quem os vereadores votaram. Então, foi uma infelicidade muito grande desse parlamentar. Quero deixar bem claro para que não haja confusão nenhuma”, insistiu.
Do Universo
Vinicius faz convite para Encontro Estadual de Presidentes de Câmaras
Reforma Política será o tema do I Encontro Estadual de presidentes de Câmaras Municipais, que a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) irá promover na próxima sexta-feira, dia 20, no Hotel Aquarius, a partir das 8h30.
O presidente da CMA, Vinicius Porto (DEM), que é o idealizador do evento, foi à Tribuna nesta quarta-feira, dia 18, para convidar os demais vereadores e informar que a bancada sergipana da Câmara Federal e Senado também estará presente. A intenção de Vinicius é discutir sobre o assunto junto com vereadores, deputados federais e senadores, é, portanto, uma oportunidade de debater Reforma Política com quem, de fato, está na linha de frente da população que é o vereador.
“Sabemos que esse tema já está sendo votado no cenário federal e nós, vereadores, não podemos ficar de fora desse debate e precisamos estar juntos, independentemente de sigla partidária”, frisou.
Para o presidente, esse encontro será o pontapé inicial para uma série de discussões sobre o assunto. “Nós parlamentares podemos não ser eleitos de novo, mas precisamos saber do posicionamento dos nossos representantes, saber o que está sendo debatido e votado na Câmara e Senado Federal”, disse.
Por fim, Vinicius Porto informou que esteve na Câmara Municipal de São Paulo na última sexta-feira e tratou com o presidente dessa Casa Legislativa sobre reforma política. “Iremos em breve, promover um encontro com os presidentes de Câmaras Municipais das capitais brasileiras”, afirmou.
Por Viviane Cavalcante, da CMA