“É muito importante trazer as políticas públicas da área da Saúde do Governo Federal para perto dos municípios. Muitas vezes um pequeno município não consegue recursos por falta de informações. E é isso que estamos proporcionando neste evento. Estamos garantindo aos prefeitos e aos secretários de Saúde um momento de esclarecimento de dúvidas. E ninguém melhor que Rogério Carvalho para fazer isso”. Foi com esse sentimento que o presidente da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul de Sergipe (Amurces), prefeito de Pedrinhas, José Antônio Silva Alves, o “Zé de Bá”, recepcionou prefeitos, secretários e técnicos do Ministério da Saúde que participaram da 1ª Oficina de Capacitação e Informação no Âmbito das Ações de Saúde.
Durante todo o dia, os participantes puderam discutir temas, como “o Sistema Único de Saúde (SUS) e sua relação com o cidadão na perspectiva da construção de políticas públicas e espaços de participação social dentro do SUS”, e refletiram sobre questões relativas à política de saúde. “Iniciativas como essa da Amurces são importantes porque a gente faz um debate geral sobre todos os assuntos e uniformiza a compreensão sobre o problema da saúde no Brasil”, disse o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do MS (SGEP), Rogério Carvalho. Para ele, “é fundamental que os municípios, prefeitos e governadores se unam a essa bandeira de mais recursos para a saúde. Senão nós não vamos conseguir atender a todas as necessidades de saúde da população brasileira”.
Técnicos do Ministério da Saúde, do Fundo Nacional da saúde, da Secretaria Nacional de Assistência à Saúde e da SGEP vieram para Aracaju junto com Rogério Carvalho para participar dos debates e tirar dúvidas dos prefeitos e secretários municipais. “Temos projetos dos municípios sergipanos que estão no MS que precisam ter celeridade. Então, estamos tirando dúvidas de como fazer para poder apressar a liberação dos recursos. A ideia é que a gente possa diminuir o tempo de espera das cidades daqui de Sergipe”, explica Carvalho.
Para o presidente do Conselho Estadual de Secretários da Saúde, Saulo Eloy Filho, promover a capacitação e o debate sobre o SUS foi uma escolha de grande relevância. “Percebo de forma destacada que a proposta de Rogério é sustentar a relação Ministério, Estado e Municípios. E é assim que se constrói, formatando um modelo municipalista como referência de trabalho”, informa.
A prefeita do município de Nossa Senhora Aparecida, Verônica Santos Sousa Silva, destacou a importância de capacitações na área da Saúde. “Está de parabéns a Amurces. A Associação foi muito feliz na escolha do tema porque nós gestores encontramos muitas dificuldades para ofertar, de fato, uma saúde de qualidade para a população. Então entendemos e agradecemos pelo evento que é grandioso. Vamos sair daqui muito mais atualizados e capacitados para fazer mudanças na saúde de nosso município”, agradece.
O prefeito de Cumbe, Marcelo Moraes, também parabenizou a iniciativa da Amurces. “É de muita importância o Ministério da Saúde estar aqui hoje, num momento de crise que os municípios estão vivendo. É primordial a capacitação de recursos para viabilizar investimentos tanto na infraestrutura, quanto na saúde. A sociedade clama por uma saúde de qualidade e a Amurces está de parabéns. Os prefeitos e secretários de saúde vão sair daqui com uma riqueza de informações que com certeza vão ajudar na nossa gestão”, afirma.