A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), tem trabalhado continuamente para fomentar a cadeia produtiva do turismo na capital sergipana. Dada a proximidade do próximo verão, que se iniciará em 22 de dezembro, a gestão municipal investe em ações estratégicas, de forma planejada, para atrair mais turistas a Aracaju. E um dos resultados desse trabalho é o crescimento do fluxo de embarques e desembarques no Aeroporto Santa Maria.
Segundo o secretário do Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, a gestão municipal desenvolve uma programação intensa desde o início do ano, com a realização de roadshows para divulgar os atrativos turísticos da capital sergipana nas capitais e grandes municípios do Brasil.
Esta ação é feita pela Prefeitura de Aracaju em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE) – a partir de um termo de fomento para o qual o Município destinou R$1,5 milhão -, e para esse segundo semestre de 2023, já estão programados roadshows em cidades como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).
“Nos roadshows nós divulgamos toda a cidade, especialmente os pontos turísticos de Aracaju. Nós mostramos o modelo administrativo que a cidade apresenta para o Brasil, a limpeza, estrutura, organização, segurança. Isso tem levado a uma procura muito grande, porque o turista quer estar em uma cidade limpa, tranquila, que tenha boas opções turísticas. Temos praias lindas e o turista gosta da hospitalidade do povo aracajuano, a gente sabe receber bem”, destaca o gestor.
Para além dos roadshows, neste segundo semestre a equipe da Secretaria Municipal de Turismo participará de duas grandes feiras internacionais: a Abav Expo 2023, no Rio de Janeiro, em setembro; e o Festuris Gramado, no Rio Grande do Sul, em novembro. A Prefeitura de Aracaju também tem se mostrado presente em eventos de iniciativa privada, prestando apoio e patrocinando iniciativas realizadas como o Natal Iluminado, que resulta em uma ampla divulgação nacional da cidade.
Fluxo ampliado no aeroporto
“O grande termômetro da quantidade de turistas aqui é o número de desembarques no aeroporto. Isso mostra que com essas divulgações, esses incrementos de roadshows, e essas tratativas nacionais têm levado o aeroporto a um bom desempenho”. Com essas palavras, o secretário Jorge Fraga explica como os investimentos e ações a médio prazo têm atraído mais turistas para Aracaju.
Segundo ele, a Aeroportos Nordeste do Brasil S/A (Aena Brasil), empresa que administra o Aeroporto Santa Maria, tem registrado um crescimento perene e constante na movimentação de passageiros no terminal aeroportuário da capital sergipana. Ele explica que, dentre os aeroportos administrados pela Aena, o de Aracaju está em segundo lugar no número de recepção de turistas.
Números divulgados pela Aena Brasil no início de agosto, relativos à movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria no mês de julho, apontam que o fluxo de embarque e desembarque na unidade teve alta de 29,9% em relação ao mesmo período de 2022.
“São esses investimentos que estamos fazendo para que esse segundo semestre possa acontecer melhor, para que possamos ter um verão com muitos turistas aqui em Aracaju. São essas divulgações em feiras, patrocinando e apoiando eventos de iniciativa privada e fazendo eventos do próprio município, como por exemplo, o Festival do Caranguejo. Tudo isso incrementa mais o turismo aqui em Aracaju”, avalia Jorge Fraga.
Divulgação
A Setur municipal, explica o secretário, também promove o diálogo constante com operadoras de turismo e agentes de negócios visando trazer mais turistas para Aracaju. Nesse sentido, junto à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), a Prefeitura de Aracaju já capacitou centenas de agentes de viagem. Para Jorge Fraga, essas ações de divulgação do destino turístico são de grande importância para o crescimento da cidade.
“Temos que mostrar uma Aracaju diferenciada, moderna, bem organizada, bem administrada. Aracaju tem uma postura diferente de fazer turismo, em comparação aos demais concorrentes. Precisamos investir cada vez mais, porque isso tudo tem retorno imediato, através de impostos. Ganham a hotelaria, os bares, restaurantes, supermercados, taxistas. É uma rede que congrega mais de 60 atividades econômicas que nós movimentamos. Temos também que capitalizar os turistas dos países vizinhos, porque os turistas gostam de belas praias e nós temos isso”, destaca.