Na tarde desta quarta-feira, 3, o Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Igor Albuquerque, reuniu-se com representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) para esclarecer as dúvidas da categoria e deixar aberto um canal de comunicação entre eles.
José Augusto Couto, presidente do Sintasa, Maria Auxiliadora Santana, secretária, João Wadson, 2º secretário e Maria Edite, membro da diretoria estiveram presentes na reunião, além do Secretário e de representantes da Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoal.
“O nosso objetivo era tirar as dúvidas do trabalhador, tivemos reunião há 15 dias com Luciano Paz e a gente queria esse espaço para que pudéssemos tirar essas dúvidas de contracheque, insalubridade, porque os trabalhadores estão com essas dúvidas e não sabem onde está embutido o reajuste”, disse João Augusto.
Igor Albuquerque explicou que o verdadeiro ganho para essas categorias foi a incorporação de parcelas ao vencimento base, com isso, a categoria passa a ter um vencimento base um pouco maior e, portanto, incidindo na previdência. Alguns afastamentos, como licença médica, passaram a fazer parte do vencimento e, por isso, os trabalhadores não perderão o direito a essa remuneração.
Para o Secretário, o maior ganho foi a consideração desse valor para efeito de aposentadoria e, quando há essa diferença, também aumenta a contribuição previdência patronal, que é a que o município paga ao Aracaju Previdência, e essa contribuição está sendo suportada pelo município. Ou seja, o município está com ônus a mais para que os trabalhadores tenham a garantia de uma aposentadoria um pouco melhor no futuro.
A reunião foi considerada positiva por ambas as partes e ficou definido que o Sindicato teria acesso a uma planilha com o detalhamento dos ganhos para apresentar aos trabalhadores e, a partir daí, o sindicato irá discutir outras reivindicações.
“Com esse espaço que a administração está dando para a gente, estamos conseguindo esclarecer as dúvidas e que venha essa planilha para que a gente possa mostrar ao trabalhador. Foi boa a conversa, positiva, o que nós queríamos era isso”, conclui João Augusto.
“A Seplog está sempre de portas abertas, nós temos o maior respeito pelas entidades sindicais e, respeitando, nós os recebemos e ouvimos. Essa é a nossa prática e tem sido a orientação do Prefeito João Alves”, esclareceu Igor Albuquerque.
Enviado pela Secom da PMA